DicasTecnologia

Criptografia para pen drive: O que é e como fazer

Atualmente, o assunto de segurança de dados e até mesmo criptografia têm ganhado muito destaque e não é para menos. De acordo com o Índice de Segurança da Unisys, pesquisa que monitora o comportamento dos usuários de tecnologia digital, a preocupação com a segurança dos dados atingiu neste ano o seu patamar em 10 anos.

Temos visto muita gente discutindo sobre a questão da segurança em nuvem. Entretanto, você já parou para pensar como proteger os dados que estão no seu pen drive? Apesar de armazenarmos muitos arquivos em nuvem hoje em dia, o pen drive ainda é muito utilizado. E se você for assaltado ou até mesmo perder o seu pen drive na rua, como vai manter os dados que estão ali seguros?

Neste post, iremos mostrar a você o passo a passo de como criptografar o seu pen drive para manter os dados que estão ali seguros e evitar que curiosos tenham acesso a ele.

O que é criptografia?

Primeiramente, é importante entendermos o que é criptografia e como ela ajuda na proteção dos dados.

Criptografia é a construção de técnicas que visam a proteção de informações. Neste caso, as informações ficam disponíveis apenas para o emissor e o receptor das mensagens, evitando que terceiros tenham acesso a mesma.

Para ilustrar, é como se o emissor usasse um protocolo específico de proteção que apenas o emissor da mensagem tem a ‘chave’ para acessá-la. Veja na imagem abaixo:

Criptografia para Pen Drive: O que é e como fazer

Como criptografar o seu pen drive: Passo a Passo

Para criptografar o seu pen drive você irá precisar de uma ferramenta auxiliar. Aqui iremos utilizar o BitLocker, que é o sistema de criptografia do Windows.

Passo 1:

Conecte o seu pen drive ao computador. Vá no menu iniciar e acesse o painel de controle do seu computador.

Passo 2:

Selecione “Sistemas e Segurança” e localize o gerenciador de BitLocker, como mostra a imagem abaixo.

Passo 3:

Localize o seu pen drive, neste exemplo ele se se encontra na (F:). Logo em seguida, ative o BitLocker.

Passo 4:

Aguarde a finalização do processo de instalação do BitLocker. Em seguida, selecione a opção “Usar uma senha para desbloquear a unidade” e preencha o campo com a senha escolhida. Lembrando, para uma maior segurança é recomendado utilizar senhas que mesclem caracteres minúsculos, maiúsculos, números e símbolos.

Passo 5:

Escolha a forma mais adequada para armazenar a sua chave de segurança. Logo em seguida, clique em ‘avançar’.

Passo 6:  

Escolha qual parte da unidade que será criptografada e o modo. Aqui iremos fazer a criptografia da unidade inteira e utilizaremos o modo compatível, pois se trata de uma unidade móvel. Logo em seguida clique em ‘avançar’.

Passo 7:

Confira se todos os arquivos do pen drive estão fechados e clique em ‘iniciar criptografia’.

O processo de criptografia pode demorar dependendo do tamanho da sua unidade. Porém, assim que finalizar o processo de criptografia irá aparecer uma aba com a seguinte mensagem “Criptografia Concluída”. Ou seja, você já estará com os dados do pen drive protegidos.

Em caso de perda de dados, procure sempre uma empresa especializada em recuperação de dados. Isso porque, elas possuem equipamentos adequados e profissionais capacitados que buscam recuperar, com segurança, o máximo de dados possíveis para devolver a você aquilo que é insubstituível. A HD Doctor, por exemplo, é uma empresa de recuperação de dados com 20 anos de experiência e mais de 105.000 casos solucionados com sucesso. Lembrando que este é um serviço que visa recuperar dados do HD e não o conserto do HD.

Precisa recuperar dados do HD ou outro dispositivo de armazenamento de dados? Confie em que entende do assunto. Ligue 0800 607 8700 e converse com um especialista!

Posts Relacionados:

Veja também

Post anterior
Armazenar dados na nuvem é seguro?
Próximo post
Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o seu HD dure mais?
Você também pode gostar
Menu