Recuperação de Dados

Conheça os principais componentes de um HD

Apesar de quase todo mundo ter um HD em casa (às vezes, até mais de um), são poucas as pessoas que sabem exatamente o que há dentro desse dispositivo de armazenamento de dados. Hoje, iremos mostrar os principais componentes de um HD e quais as suas respectivas funcionalidades. 

O que é um HD?

Para quem ainda não tem familiaridade com o termo, HD significa Hard Drive, traduzindo ao português, disco rígido. Ele está presente em equipamentos como computadores, notebooks, servidores, DVRs (sistemas de monitoramento). Contudo, também é encontrado de forma individualizada, no caso dos HDs externos, por exemplo.

A principal funcionalidade do HD ou disco rígido é o armazenamento de dados. E, para isso, diversos componentes internos trabalham em conjunto para que tudo ocorra corretamente. Na imagem abaixo, é possível visualizar a estrutura interna de um HD e os seus principais componentes.

HD aberto indicando os principais componentes de um HD

Principais componentes de um HD:

Discos ou Platters

Os discos ou platters, como também são chamados, são feitos geralmente de alumínio e sua superfície é coberta por um material magnético que, quanto mais denso, maior a capacidade do disco. Sua principal função é o armazenamento dos dados.

Uma observação importante em relação ao disco do HD é que quanto mais rápida a sua velocidade de rotação, mais rápido o seu computador poderá localizar um arquivo. Sendo assim, na hora de escolher um HD é importante reparar a RPM (rotação por minuto). Por exemplo, um HD de 7.200 RPMs é mais rápido do que um de 5.400 RPMs. Atualmente, os HDs de notebooks e desktops utilizam 7.200 RPMs e HDs de servidores, principalmente os SAS, utilizam 10.000 RPMs e 15.000 RPMs. Aqui, o eixo possui grande importância, pois é ele o responsável por fazer o disco girar.

Cabeça de Leitura

A cabeça de leitura é o mecanismo que converte a superfície magnética dos platters em corrente elétrica com o objetivo de ler e gravar os dados. Uma curiosidade sobre a cabeça de leitura é que ela lê os dados sem encostar na camada magnética. Isso se deve ao fato de que quando os discos giram em alta rotação são formados colchões de ar que repelem a cabeça de leitura. Ou seja, quando o disco não está em funcionamento, a cabeça de leitura fica levemente pressionada no disco. Contudo, quando começa a girar ela fica a alguns nanômetros de distância – para você ter ideia, a distância seria milhares de vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo -.

Atuador, braço atuador e eixo atuador

O braço atuador é o responsável por controlar o movimento exercido pela cabeça de leitura. A partir do eixo atuador, peça circular e central que funciona como um pivô para mover as cabeças, o braço é atrelado ao atuador, pequeno motor que processa as instruções de controle de movimento do braço e supervisiona a transferência de dados.

Por último, mas não menos importante temos a estrutura resistente a impactos. Como bem sabemos, HDs são dispositivos muito sensíveis e qualquer choque ou batida pode resultar em falhas na mídia. Por isso, a estrutura resistente a impactos tem o objetivo de manter todos os componentes internos envoltos em segurança.

Falhas no HD e perda de dados:

Como dito anteriormente, HDs são dispositivos sensíveis e diversas situações podem ocasionar em falhas e, consequentemente, em perda de dados. Alguns exemplos mais comuns são quedas de HD, contato com água e fogo, manuseio incorreto da mídia ou até mesmo falha dos próprios componentes.

Nestes casos, quando há perda de dados, o mais aconselhado é procurar por uma empresa especializada em recuperação de dados. Isso porque, são necessários conhecimentos e equipamentos específicos para realizar tais procedimentos e, caso seja feito incorretamente, pode, inclusive, inviabilizar uma recuperação profissional. 

A HD Doctor, por exemplo, possui Laboratórios de recuperação de dados completos e equipe extremamente qualificada para desenvolver soluções específicas para cada caso. São mais de 75.000 clientes satisfeitos e índice de sucesso em 95% dos casos recebidos.

Precisa recuperar dados de HD, recuperar RAID ou qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados? Entre em contato conosco pelo 0800 607 8700. Atendimento especializado 24H.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIN

Fonte: Seagate e Hardware;

Veja também

Post anterior
THINK FORWARD: o programa de trainee da HD Doctor
Próximo post
Tecnologia e produtividade: saiba qual a relação entre ambas
Você também pode gostar
Menu
Open chat