Dicas

Coronavírus: como manter a produtividade na quarentena?

Devido ao surto de Coronavírus no Brasil e no mundo todo, muitas pessoas estão ficando em casa para diminuir as possibilidades de contágio e proliferação do vírus. Sendo assim, grande parte da população está tendo que trabalhar em regime de home office e neste post iremos dar algumas dicas de como manter a produtividade no trabalho neste período de isolamento.

Dicas para trabalhar em home office:

Trabalhar em casa pode ser um desafio para quem tem crianças por perto ou mesmo muitas distrações. A primeira coisa que é importante entendermos é que este é um período de incertezas e que o home office foi uma solução encontrada para que muitas pessoas consigam executar suas atividades do trabalho sem precisar sair de casa. Por isso, quarentena não é férias e deve tem que ser levada a sério.

Ainda assim, muitas pessoas irão enfrentar dificuldades nessa nova modalidade de trabalho em home office e, para evitar que isto aconteça, vamos dar algumas dicas de como manter a produtividade e estar preparado para o que vem pela frente.

Dica 1: Tenha em mente o seu horário de trabalho

Ainda que você não esteja indo trabalhar, é necessário cumprir as suas horas normalmente. Tendo isso em mente, tente manter a sua rotina de trabalho em casa.

Ou seja, se no escritório você fazia relatórios e pesquisas de mercado, por exemplo, na parte da manhã e utilizava a parte da tarde para fazer atendimentos online, ao fazer essas atividades em casa, tente manter os mesmos horários, assim ficará mais fácil de se organizar e evitará postergar atividades.

Dica 2: Organize suas tarefas

Coronavírus: como manter a produtividade na quarentena - Dica 2

 

Para não deixar nada para depois ou mesmo esquecer alguma tarefa, crie o hábito de anotar todas as atividades que precisam ser feitas em uma agenda ou caderno e, a medida que você for executando-as, risque-as. Além de ajudar na organização do seu dia e da suas tarefas, da uma sensação ótima ver tudo o que você conseguiu realizar naquele dia.

Dica 3: Organize o seu espaço de trabalho

Coronavírus: como manter a produtividade na quarentena - Dica 3

Estar em um espaço organizado é essencial para que você possa desenvolver suas atividades ao longo do dia. Portanto, se você não tem um escritório em casa, a dica é: separe um cantinho calmo, leve os objetos necessários (notebook, caderno de anotações, canetas, etc.) e sua garrafa d’água e mãos à obra!

Dica 4: Esteja pronto a qualquer momento

Coronavírus: Como manter a produtividade na quarentena - Dica 4Outra orientação importante é, como dito na dica 1, a rotina de trabalho. Por isso, mesmo que esteja em casa, procure fazer as mesmas coisas que fazia antes de ir trabalhar. Ou seja, levante cedo, tome o seu café da manhã, tome banho e tire o pijama.

Essas atitudes serão importantes para manter a produtividade ao longo de dia e evitará que você pense que está em um momento de descanso. Além do que, caso seja necessário fazer uma conferência ou uma reunião de última hora, você já estará preparado!

 

Dica 5: Evite distrações

Durante o seu período de trabalho, é importante que se mantenha focado! Para isso, é importante evitar os ladrões de atenção: evite deixar a televisão ligada ou mesmo utilizar as redes sociais para diversão.

 

Dica 6: Leia, pesquise, estude!

Coronavírus: como manter a produtividade na quarentena - Dica 6

Muitas pessoas, ainda que estejam trabalhando em home office, não possuem atividades suficientes para completar a carga horária diária. Isso porque, nem todas as atividades que costumavam desempenhar podem ser feitas a distância. Por exemplo, as vezes grande parte do dia do funcionário era dedica a conferência do estoque ou atendimento presencial.

Nesses casos, utilize este tempo para aprimorar suas habilidades. Procure informações na internet sobre como otimizar processos ou sobre uma nova técnica do seu ramo, faça um curso online ou utilize este período para analisar o que os concorrentes da sua empresa estão fazendo.

Ou seja, utilize este tempo para se tornar um especialista em sua área.

 

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que possam ser utilizadas para estarmos mais preparados para este período de coronavírus e para o que quer que esses próximos meses nos reservam.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Facebook e Instagram

Posts Relacionados:

Recuperação de dados em tempo de Coronovírus

Qual a melhor forma de recuperar fotos apagadas?

Recuperar dados do celular: existe como?

Veja também

Post anterior
Recuperar conversas do WhatsApp: como fazer em Android?
Você também pode gostar
Menu
Open chat