Recuperação de Dados

Bad blocks: O que são e como identificá-los em seu HD?

Os Bad Blocks são mais frequentes nos HDs do que você pensa. Contudo, se você não está familiarizado com o tema, não se preocupe. Nesse post, iremos explicar o que são, como eles aparecem e como identificá-los.

O que são BAD BLOCKS?

Os bad blocks são defeitos físicos que podem aparecer ao longo da utilização do seu HD. Eles podem ser causados, por exemplo, pelo uso incorreto do dispositivo ou devido à má refrigeração.

Existem dois tipos de bad blocks, os físicos e os de software. Os bad blocks físicos são mais complexos e podem ser ocasionados, por exemplo, devido ao contato de uma partícula de poeira com algum componente do disco.

Em contrapartida, os bad blocks de software são problemas causados por algum programa. Estes geralmente ocorrem quando há desligamento incorreto do sistema ou infecção por vírus. Nesse caso, para evitá-los basta fazer o uso correto do dispositivo, além de baixar somente programas confiáveis.

Em ambos os casos, tanto de bad block físico quanto de software, existe há possibilidade de perda dos dados. E, por conta disso, é importante que você mantenha sempre um backup de todos os seus arquivos. Até porque, não há como prevermos que esse tipo de situação irá acontecer.

Entretanto, caso você se depare com a situação de perda de dados, a melhor alternativa é entrar em contato com empresas especializadas em recuperação de dados em HD. Isso porque essas empresas contam com profissionais qualificados, além de utilizarem técnicas seguras no processo de recuperação de dados de HD. Vale lembrar que este serviço visa recuperar dados do HD e não o conserto do HD.

O que são Bad Blocks e como identificá-los em seu HD?

O que é “área reservada”?

A questão em torno dos bad blocks é que, geralmente, eles não podem ser recuperados. Isso porque, atualmente, os HDs vêm selados de fábrica, inviabilizando qualquer tipo de reparo caso ocorra algum problema.

Com o intuito de tentar manter a capacidade total do HD, as empresas fabricantes criaram uma área especial no HD chamada de “área reservada”. Ela é responsável por armazenar arquivos quando surgem áreas danificadas. E o objetivo principal é que continuemos utilizando o HD mesmo com a presença de bad blocks.

Essa transição da área danificada pela área reservada não é perceptível por nós, isso porque é um processo feito pelo próprio HD.

Como identificar os bad blocks?

Para identificá-los é preciso ficar atento à alguns sintomas durante a utilização do seu dispositivo. Iremos apresentar aqui alguns dos sintomas mais comuns.

Se você se deparar com lentidão no carregamento do sistema ou no acesso dos dados, problemas para salvar ou carregar arquivos, o motivo provavelmente é por conta dos bad blocks. Além desses indicativos, a tela azul do Windows também é um sintoma. Então se ela aparecer ao ligar o computador, fique atento!

A partir desse post, fica claro como esses defeitos podem impactar negativamente o funcionamento do nosso HD. E, por isso, é importante que tenhamos um cuidado especial com ele para garantir que o mesmo tenha uma vida útil maior. Portanto, a dica é simples, evite qualquer tipo queda ou impacto no HD e use-o corretamente, assim há grande chance de afastar os tão temidos bad blocks.

Fonte: Canal Tech

Posts Relacionados:

Como recuperar arquivos apagados acidentalmente?

Como fazer BACKUP de forma rápida e segura?

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o seu HD dure mais?

Veja também

Post anterior
Como recuperar arquivos apagados acidentalmente?
Próximo post
Ataques cibernéticos: em 2018 o rombo é de US$45 bilhões
Você também pode gostar
Menu