Dicas

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o seu HD dure mais?

Atualmente não há uma preocupação grande com a manutenção do HD como existia antigamente. Hoje, quase sempre, deixamos os dispositivos da mesma forma que o mesmo sai da loja. Entretanto, todo aquele cuidado que tínhamos ajudava bastante no aumento da vida útil do HD.

Em média a vida útil de um HD é de 6 anos, mas são poucos que chegam até esse período sem demonstrar nenhum problema. Diversos fatores influenciam na durabilidade do HD como temperatura, defeitos de fábrica e até mesmo o mau uso do dispositivo.

Uma dica importante, mas que nem sempre é levada em consideração, é referente ao transporte de notebook. Dentro de um HD existem diversos componentes essenciais para o funcionamento do dispositivo e o mínimo contato entre eles pode ocasionar em falhas no HD. Sendo assim, o mais recomendado é, caso precise se deslocar com o seu notebook, certifique-se de que o mesmo esteja desligado. Esta prática irá diminuir o risco de danos já que o HD não estará em funcionamento durante o transporte.

O que fazer para aumentar a vida útil do seu HD?

Não há como prever quanto tempo o seu HD irá durar já que, como mencionado anteriormente, diversos fatores influenciam nessa questão. Entretanto, iremos disponibilizar aqui algumas práticas que ajudam na manutenção e no bom funcionamento dos HDs.

Dica 1:

Evite apoiar o seu notebook em almofadas ou tecidos. A obstrução das saídas de ar do dispositivo pode ocasionar em superaquecimento e, consequentemente, causar danos a ele.

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o HD dure mais - Dica 1

 

Dica 2:

Mantenha o seu dispositivo limpo. A poeira acumulada pode danificar vários componentes e ainda comprometer todo o seu notebook. Então a dica é, sempre que puder, limpe principalmente as entradas do seu dispositivo. Atenção, não utilize objetos afiados, a melhor alternativa é usar um pincel próprio.

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o HD dure mais - Dica 2

Dica 3:

Evite ligar ou desligar o computador muitas vezes. Esses são os momentos em que o HD é mais exigido e logo, com o tempo e o atrito extra, pode acabar danificando os pratos do HD.

Então, caso vá ficar muito tempo sem utilizar o notebook, como durante uma viagem por exemplo, desligue-o. Mas se vai apenas sair por algumas horas e utilizará o mesmo na volta, colocar em standby é o suficiente.

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o HD dure mais - Dica 3

Dica 4:

Mantenha o seu notebook conectado a um filtro de linha ou no-break. Apesar de não ser garantido, esse hábito poderá evitar que eventuais picos de energia danifiquem o seu dispositivo.

Dica 5:

Como já mencionado anteriormente, durante o transporte do dispositivo é importante que o mesmo esteja sempre desligado. Isso porque como o HD não estará em funcionamento irá diminuir as possibilidades de danos em seu disco.

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o HD dure mais - Dica 5

Dica 6:

Tome cuidado com quedas. Isso porque qualquer impacto em seu HD pode gerar uma perda de leitura. Em casos mais graves podem ficar, inclusive, inutilizáveis. Para evitar qualquer impacto o ideal é, sempre que precisar transportá-lo, armazená-lo em uma case adequada.

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o HD dure mais - Dica 6

Como pôde ver, o HD é um dispositivo sensível e diversas situações do dia a dia podem afetar o seu funcionamento. Apesar de não haver uma garantia quanto a vida útil do dispositivo, vale implementar essas dicas a sua rotina proHD durar mais. Além disso, é sempre bom fazer backups regulares dos arquivos.

Lembrando, mesmo seguindo as dicas deste post ainda há a possibilidade de ocorrer falhas em seu dispositivo. Nestes casos a melhor alternativa é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados em HDs para analisar o dano e dar um diagnóstico das possibilidades de recuperação. A HD Doctor, por exemplo, é uma empresa com 20 anos de experiência no segmento e que possui mais de 75.000 casos solucionados com sucesso.

Precisa recuperar dados de HD ou outro dispositivo de armazenamento de dados? Confie em quem entende do assunto! Ligue 0800 607 8700 e converse com um de nossos especialistas.

 

Fonte:  Uol e Tecnoblog

Posts Relacionados:

HD Doctor – Recuperação de Dados: Matriz – Belo Horizonte

Segurança de dados: saiba como se proteger e recuperar arquivos perdidos

SSD: O que é, quais as vantagens e quanto tempo dura?

O que são bad blocks e como identificá-los em seu HD?

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Post anterior
Criptografia para Pen Drive: O que é e como fazer
Próximo post
Encriptação de dados: O que é e por que é tão importante?
Você também pode gostar
Menu
Open chat