Recuperação de Dados

RAID 0: saiba os prós e contras dessa configuração

Muito se fala sobre as configurações RAID e as suas particularidades, mas será que existe uma compreensão detalhada sobre cada configuração existente e em quais cenários utilizar cada uma delas? Já falamos sobre RAID 5 aqui no blog e, neste artigo, abordaremos mais sobre o tema e apresentaremos os prós e contras do RAID 0.

O que é RAID 0?

RAID 0 é uma configuração padrão que utiliza dois ou mais HDs que se juntam de forma lógica com o objetivo de gerar velocidade e espaço. Para se compor, o RAID 0 utiliza faixas de gravação de dados por bloco. Por exemplo, a gravação se alterna entre os dispositivos envolvidos a cada 64kb (valor hipotético). Ou seja, um único arquivo se espalhará por todos os dispositivos gerando muita requisição de acesso e forçando uma leitura rápida. Por isso, dentre todos os tipos de configurações, o RAID 0 é o que tem melhor performance.

Veja na prática como funciona a escrita dos dados pelo array de RAID 0:

Observe que na animação acima o arquivo se divide entre A, B, C, D, E, F, G, H, I e J. Essa divisão gera um tamanho único de bloco, determinada pela controladora RAID ou o pelo sistema operacional – no caso de quando o RAID é criado via software e não controladora -. Geralmente, os blocos se dividem em 64k (128 setores) ou 128k (256 setores), logo, os dados serão escritos neste espaço do bloco em cada HD. Caso o arquivo seja maior que esse bloco, ele se dividirá e é aqui que começam os prós e contras do RAID 0.

Prós do RAID 0:

Velocidade

Como já mencionado anteriormente, entre todos as configurações, o RAID 0 é o que tem a melhor performance. Aqui, o que define sua taxa de velocidade é todo um conjunto como, por exemplo, o tipo de HD utilizado – aqui vale ressaltar que, quanto maior a rotação do HD, melhor será o resultado no final da ponta -. Com a utilização dos SSDs, a velocidade do RAID 0 ficou ainda maior, sendo difícil, inclusive, mensurar a velocidade de escrita. Em um teste recente, realizado aqui na HD Doctor, chegamos a obter uma velocidade gravação de 22GB por minuto, o que consideramos uma taxa razoável. Ainda assim, observando algumas outras variáveis, é possível atingir uma performance ainda melhor.

Aproveitamento de espaço

No RAID 0, diferentemente de outras configurações como, por exemplo, o RAID 5 e RAID 6, não utiliza paridade como redundância.

No caso do RAID 5, independentemente da quantidade de HDs envolvidos na configuração, o espaço de um HD será “sacrificado” para abrigar a redundância. Isso porque, em casos de falhas, a redundância permite ainda o acesso aos dados sem nenhum prejuízo. O RAID 6, por exemplo, trabalha com paridade dupla. Ou seja, tolera a falha de 2 HDs.

Já o RAID 0, soma todos os HDs, aproveitando todo o espaço sem perda nenhuma, o que, consequentemente, diminui o custo por giga. Entretanto, não é indicado utilizar essa configuração para abrigar dados críticos. Use apenas para aproveitamento de velocidade em sistemas operacionais e ERP (desde que o banco de dados seja alocado em outro lugar).

Contras do RAID 0:

Não tolera a perda de um HD

Por conta da gravação em blocos em todos os HDs sem existir uma paridade, quando um HD falhar, o arranjo ficará incompleto e não conseguirá se reestabelecer. Neste caso, haverá perda de dados e, consequentemente, a necessidade de recuperar RAID 0. Entretanto, se o dano no HD for irreversível, não será possível recuperar os dados do RAID 0.

Sendo assim, ao perceber que o sistema apresenta lentidão anormal, recomendamos o desligamento de todos os serviços em operação. Se os dados forem críticos, procure por uma empresa especializada em recuperação de RAID.

Qual empresa de recuperação de dados em RAID escolher?

É importantíssimo você escolher uma empresa com idoneidade e competência comprovada na área de recuperação de dados RAID. Atualmente, a HD Doctor está na vanguarda quando o assunto é desenvolvimento de novas tecnologias para recuperação de RAID, independentemente do tipo e quantidade de HDs envolvidos no array.  Contamos com um experiente departamento que já atuou em mais de 3.000 casos de recuperação de dados RAID com alto índice de sucesso e satisfação de nossos clientes.

Nosso departamento, chamado de RRS (RAID Recovery Services), está preparado para atender a sua demanda 24H por dia. Se você recebeu um diagnóstico negativo de outra empresa de recuperação de dados, não se preocupe, teremos o maior prazer em fazer uma nova análise e dar uma segunda opinião de forma rápida e assertiva.

Para mais informações, entre em contato com um de nossos Especialistas no 0800 607 8700. Atendimento Especializado 24H!

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn

Veja também

Post anterior
Recuperação de dados em modo RAW: saiba o que é
Você também pode gostar
Menu