Recuperação de Dados

Recuperação de dados em modo RAW: saiba o que é

Quando falamos em recuperação de dados em HD ou até mesmo em recuperação de servidores, existe uma modalidade chamada de recuperação em modo RAW. Neste artigo, iremos falar sobre o que é e qual o motivo de existir esse modo de recuperação de dados.

Por que existe essa modalidade de recuperação?

Para entender este conceito, é necessário entender também como funciona a forma de gravação dos dados em um dispositivo de armazenamento. Vamos falar de forma simples e objetiva sobre o sistema de arquivos (File System) NTFS, responsável pelo gerenciamento de arquivos do Windows (Microsoft), que, atualmente, é o sistema operacional mais usado. Contudo, existem também outros sistemas de arquivos como as distros LINUX (EXT4, XFS), MacOS (HFS e APFS) que também são utilizados.

Apesar de ser um sistema complexo e necessitar de um artigo específico para detalhar o seu funcionamento, aqui iremos abordar a parte do sistema de arquivos NTFS que se conecta ao processo de recuperação de dados em modo RAW que é a MFT (Master File Table).

O que é MFT?

MFT é a estrutura principal do sistema de arquivos NTFS, substituta do sistema FAT, descontinuado para uso em sistemas operacionais Windows.

A MFT nada mais é do que uma tabela com as principais características de um arquivo como atributos de data, hora, tamanho etc. Além disso, é a responsável pelo gerenciamento dos diretórios e sua organização no sistema operacional. Veja abaixo a organização da tabela:

Tabela que mostra a dinâmica da organização dos arquivos por atributos como data, hora, tamanho, etc. no sistema NTFS.
Tave

Outro ponto Interessante é que a MFT também é responsável por gerenciar o espaço disponível e determinar em qual setor ou área serão gravado os novos dados.

O que é recuperação de dados em modo RAW?

A recuperação em modo RAW é uma modalidade dentro do universo de Data Recovery Services que consiste em recuperar dados de HD ou outros dispositivos de armazenamento sem os atributos originais. Geralmente, é a última opção de recuperação utilizada pelas empresas que prestam serviço de recuperação de dados de HD, exatamente por trazer os dados de forma desordenada e sem atribuições.

A recuperação em modo RAW acontece justamente quando, por algum motivo, a região que abriga as MFT’s foi excluída de forma definitiva. Essa região, que geralmente começa a partir dos setores 6.200.000 (seis milhões e duzentos mil) e, dependendo da estrutura, pode chegar, aproximadamente, até os setores15.000.000 (quinze milhões). Contudo, em alguns casos, essa região pode vir a ser ainda maior.

Quando se perde essas tabelas, em hipótese nenhuma, é possível fazer a reconstrução dos dados apagados de forma organizada, conforme era anteriormente. E é aí que entra a modalidade de recuperação em modo RAW.

Como funciona a recuperação em modo RAW na prática?

Aqui na HD Doctor, desenvolvemos um software que faz todo esse processo, mas existem diversos software disponíveis no mercado que podem ser utilizados. Entretanto, não aconselhamos o uso de programas para recuperar HD se você não tiver o conhecimento necessário. Isso porque, tal ação pode colocar a perder todos os seus dados de forma definitiva.

Na prática, o software fará uma busca lógica por todo o dispositivo com o objetivo de localizar fragmentos de dados. Por exemplo, todo arquivo possui uma espécie de cabeçalho, como se fosse um ID identificador próprio, e esse cabeçalho se conecta de forma lógica com os demais fragmentos pertencentes a esse grupo. Ao final desse processo de reconstrução do arquivo, o mesmo já estará pronto para ser extraído de forma funcional. Isso porque, todos os fragmentos pertencentes foram encontrados e unificados. Veja abaixo um exemplo de cabeçalho de arquivo Excel:

Cabeçalho padrão dos arquivos excel utilizado para localizar os fragmentos de dados na recuperação de dados em modo raw.

Todos os arquivos Excel, por exemplo, terão como padrão de início as informações apresentadas acima, Dentro desse cabeçalho, há um outro ID que o identifica por meio de uma ordem lógica. Além disso, dentro de cada fragmento existe também um ID que identifica o seu grupo pertencente. Dessa forma, o software pesquisa por todo o dispositivo os fragmentos do arquivo e os junta de forma automática.

O software é programado para trabalhar de forma multitarefa, procurando por vários cabeçalhos (diferentes tipos de arquivos) e os reconstruindo em seguida. A taxa de processamento é alta por causa dos vários fragmentos encontrados. Após a sua reconstrução, ele vai separando por uma ordem pré-definida pelo próprio software. Para exemplificar, veja abaixo como funciona essa nomenclatura:

001.xlsx

002.xlsx

003.xlsx

004.xlsx

001.pdf

002.pdf

E essa lógica segue para todos os arquivos que tiverem catalogado na base de dados do software.

Conclusão

Atualmente, a HD Doctor utiliza uma ferramenta poderosa, desenvolvida internamente, que faz a busca por fragmentos de arquivos de máquinas virtuais, banco de dados e fragmentos de arquivos embaralhados por Ransomware. Se você recebeu o diagnóstico de que os seus dados só podem ser recuperados por extensão ou em modo RAW, teremos o maior prazer em analisar o seu caso gratuitamente e determinar se há possibilidade de reversão. Caso não seja possível, sugerimos que seja feita a tentativa através da nossa ferramenta, já que a mesma consegue obter resultados superiores às ferramentas disponíveis no mercado.

Com uma taxa de 95% de sucesso nos casos recebidos em nossos Laboratórios, a HD Doctor tem recuperado dados já considerados perdidos por concorrentes e trazido tranquilidade aos nossos clientes com um trabalho rápido e sem enrolação. São 20 anos de experiência em recuperação de dados e mais de 75.000 clientes satisfeitos em todo o país.

Precisa recuperar arquivo de HD formatado, recuperar HD corrompido, recuperar RAID 0 ou outro dispositivo de armazenamento de dados? Confie em quem entende do assunto. Entre em contato com um de nossos especialistas pelo 0800 607 8700 e solicite uma análise gratuita e sem compromisso. Atendimento especializado 24h!

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn

Veja também

Post anterior
O que é deduplicação de dados / DEDUP?
Você também pode gostar
Menu