Recuperação de Dados

RAID 5: o que é e quais suas particularidades

O RAID 5 é uma configuração de servidor muito comum no segmento de armazenamento de dados e é utilizado em grande escala por empresas que, devido à alta escalabilidade de dados, demandam mais segurança e agilidade no processo de gravação e até mesmo rollback dos dados.

Diante de cenários críticos de perda de dados, o RAID 5 desponta como o mais requerido entre as configurações RAID devido a segurança proporcionada. Isso porque a paridade de dados rapidamente consegue reconstruir as informações de forma lógica, mesmo que um disco venha a falhar. Além disso, o RAID 5 possui um baixo custo.

A seguir, explicaremos com mais detalhes a questão da paridade e como é o seu funcionamento na prática.

Particularidades

O RAID 5 funciona com 3 ou mais HDs iguais (mesmo tamanho de armazenamento e, em alguns casos, dependendo da controladora, precisa ser até do mesmo modelo). Vejam o exemplo a seguir:

3 HDs de 500GB em RAID 5 entregará um volume lógico para gravação de dados de, aproximadamente, 1000GB (1TB).  Contudo, já os outros 500GB que restam são alocados para a construção da paridade de dados que irá garantir a redundância caso algum dos outros discos falhe.

Vale ressaltar que o RAID não irá inutilizar um disco, ele simplesmente alocará 500GB de um espaço lógico para replicar informações redundante, sendo capaz a sua reconstrução em caso de falhas. Sendo assim, a informação de paridade irá percorrer todo o volume. No caso deste exemplo, 1.5TB.

Paridade de dados: o que é e como isso aparece no RAID 5?

Paridade são cálculos em formato hexadecimal e, dentro da vertente que estamos abordando aqui no que tange o RAID 5, RAID 6, RAID 50 e RAID 60, significa a replicação de bits (0 e 1) iguais espalhados por todos os HDs que compões o RAID ARRAY. Justamente por isso, sempre será “sacrificado” um espaço lógico equivalente a um HD que compõe a configuração em questão.

A reconstrução dos dados acontece de forma automática, via controladora, quando um disco falha e sai do ar. Após o ocorrido, automaticamente a controladora aloca as informações da paridade para o sistema operacional e, em alguns casos, isso gera uma certa lentidão, sendo necessário que você retire o disco ruim e coloque outro no lugar. Após a troca do disco, faz-se necessário a execução do comando chamado “rebuild”, com o objetivo de atualizar o novo HD com as informações contida nos demais HDs. Com isso, será possível um ambiente rápido e seguro novamente.

Infelizmente, muitas vezes o processo de rebuild é negligenciado ou mesmo postergado. Com isso, abrem portas para um eventual problema em outro HD, gerando a parada do RAID e, consequentemente, a perda dos dados. Nesses caso, é necessário a recuperação de RAID e o mais indicado é uma empresa especializada em recuperação de dados de servidores.

O que é HD HOTSPARE?

O HD hotspare é um HD reserva que entra automaticamente quando um HD danificado sai. Essa configuração é feita no momento da configuração do RAID 5 e, inicialmente, o hotspare não fará parte do volume lógico apresentado. Veja na imagem abaixo como funciona um RAID 5 com disco SPARE:

imagem com discos empilhados que ilustra a configuração de RAID 5 com o HD spare.

A numeração DP, CP, BP e AP refere-se às paridades e são elas as responsáveis por reconstruir os dados no caso de falha de um disco. Um fato interessante que vale ser compartilhado é que, dependendo da controladora, a forma de escrita dos dados muda completamente, gerando diversas situações que apenas um especialista em RAID como a HD Doctor, por exemplo, consegue desmistificar no processo de recuperar dados RAID. Cada configurações tem um nome e possui suas especificidades e, na área de DATA Recovery, é extremamente necessário o seu conhecimento. Afinal, sem este conhecimento, não será possível a remontagem do RAID para recuperar dados do servidor.

É possível recuperar dados de servidor em RAID 5 danificado ou que já foi feito a tentativa de recuperação de dados por outra empresa?

É possível sim! Atualmente, a HD Doctor, empresa especializada em recuperação de dados de servidores, se destaca como uma das maiores empresas de recuperação de dados em equipamentos buyxanax.org/xanax-2mg configurados em RAID, independentemente do modelo. Além disso, atuamos como empresa parceira para outras empresas de recuperação de dados, oferecendo soluções customizadas e dinâmicas. Possuímos em nossos Laboratórios um time especializado em ambientes RAID 5 e temos 95% de sucesso nos casos recebidos.

Ressaltamos que todo sistema RAID danificado, se mantido os discos originais, mesmo o que parou há muito tempo, é possível o desenvolvimento de tecnologia específica para a reconstrução dos dados de forma que mantenha a originalidade das estruturas de dados. Temos expertise para uma segunda análise, mesmo que este dispositivo já tenha passado por outro laboratório.

RAID 5E e RAID 5EE

Além do RAID 5, existem outras configurações que possuem as mesmas particularidades, são elas: RAID 5E e RAID 5EE. Essas configurações não são mais utilizadas devido ao surgimento do RAID 6 que resolveu a questão da velocidade, tornando-os não mais atrativos. Entretanto, as diferenças entre o RAID 5 e 5E e 5EE estão apenas na não duplicação da paridade.

Em quais cenários não é possível recuperar os dados de um RAID 5?

Não é possível recuperar dados de RAID 5 quando há sobreposição e apagamento (zero fill) de informações. Além disso, o cenário de perda total (disco riscado) de 2 HDs ao mesmo tempo também impossibilita uma recuperação de dados RAID.

É necessário ressaltar que ao escolher uma empresa de recuperação de dados, opte por uma empresa que tenha expertise para cenários críticos e que está acostumada a lidar com ambientes de extrema pressão. Além disso, vale verificar o conhecimento técnico demonstrado no blog da empresa ou mesmo em uma conversa telefônica.

Aqui na HD Doctor, temos investido tempo para ciar conteúdos relevantes e que demonstrem um pouco do nosso dia a dia. Essa é uma ação criada com intuito de sempre deixar transparecer o nosso profissionalismo e conhecimento técnico. Dessa forma, não restará dúvida na hora de escolher a empresa mais adequada para o serviço.

Precisa recuperar dados de RAID ou de qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados? Entre em contato com um de nossos Especialistas e solicite uma análise gratuita. Ligue: 0800 607 8700.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn

Postagens Relacionadas

Problemas que causam perda de dados em servidores RAID

É possível recuperar dados de servidores danificados?

Recuperação de dados em tempos de coronavírus

Veja também

Post anterior
Problemas que causam perda de dados em servidores RAID
Próximo post
Você sabe o que são Máquinas Virtuais?
Você também pode gostar
Menu