Recuperação de Dados

RAID 5: o que é e quais suas particularidades

O RAID 5 é uma configuração de servidor muito comum no segmento de armazenamento de dados e é utilizado em grande escala por empresas que, devido à alta escalabilidade de dados, demandam mais segurança e agilidade no processo de gravação e até mesmo rollback dos dados.

Diante de cenários críticos de perda de dados, o RAID 5 desponta como o mais requerido entre as configurações RAID devido a segurança proporcionada. Isso porque a paridade de dados rapidamente consegue reconstruir as informações de forma lógica, mesmo que um disco venha a falhar. Além disso, o RAID 5 possui um baixo custo.

A seguir, explicaremos com mais detalhes a questão da paridade e como é o seu funcionamento na prática.

Particularidades

O RAID 5 funciona com 3 ou mais HDs iguais (mesmo tamanho de armazenamento e, em alguns casos, dependendo da controladora, precisa ser até do mesmo modelo). Vejam o exemplo a seguir:

3 HDs de 500GB em RAID 5 entregará um volume lógico para gravação de dados de, aproximadamente, 1000GB (1TB).  Contudo, já os outros 500GB que restam são alocados para a construção da paridade de dados que irá garantir a redundância caso algum dos outros discos falhe.

Vale ressaltar que o RAID não irá inutilizar um disco, ele simplesmente alocará 500GB de um espaço lógico para replicar informações redundante, sendo capaz a sua reconstrução em caso de falhas. Sendo assim, a informação de paridade irá percorrer todo o volume. No caso deste exemplo, 1.5TB.

Paridade de dados: o que é e como isso aparece no RAID 5?

Paridade são cálculos em formato hexadecimal e, dentro da vertente que estamos abordando aqui no que tange o RAID 5, RAID 6, RAID 50 e RAID 60, significa a replicação de bits (0 e 1) iguais espalhados por todos os HDs que compões o RAID ARRAY. Justamente por isso, sempre será “sacrificado” um espaço lógico equivalente a um HD que compõe a configuração em questão.

A reconstrução dos dados acontece de forma automática, via controladora, quando um disco falha e sai do ar. Após o ocorrido, automaticamente a controladora aloca as informações da paridade para o sistema operacional e, em alguns casos, isso gera uma certa lentidão, sendo necessário que você retire o disco ruim e coloque outro no lugar. Após a troca do disco, faz-se necessário a execução do comando chamado “rebuild”, com o objetivo de atualizar o novo HD com as informações contida nos demais HDs. Com isso, será possível um ambiente rápido e seguro novamente.

Infelizmente, muitas vezes o processo de rebuild é negligenciado ou mesmo postergado. Com isso, abrem portas para um eventual problema em outro HD, gerando a parada do RAID e, consequentemente, a perda dos dados. Nesses caso, é necessário a recuperação de RAID e o mais indicado é uma empresa especializada em recuperação de dados de servidores.

O que é HD HOTSPARE?

O HD hotspare é um HD reserva que entra automaticamente quando um HD danificado sai. Essa configuração é feita no momento da configuração do RAID 5 e, inicialmente, o hotspare não fará parte do volume lógico apresentado. Veja na imagem abaixo como funciona um RAID 5 com disco SPARE:

imagem com discos empilhados que ilustra a configuração de RAID 5 com o HD spare.

A numeração DP, CP, BP e AP refere-se às paridades e são elas as responsáveis por reconstruir os dados no caso de falha de um disco. Um fato interessante que vale ser compartilhado é que, dependendo da controladora, a forma de escrita dos dados muda completamente, gerando diversas situações que apenas um especialista em RAID como a HD Doctor, por exemplo, consegue desmistificar no processo de recuperar dados RAID. Cada configurações tem um nome e possui suas especificidades e, na área de DATA Recovery, é extremamente necessário o seu conhecimento. Afinal, sem este conhecimento, não será possível a remontagem do RAID para recuperar dados do servidor.

É possível recuperar dados de servidor em RAID 5 danificado ou que já foi feito a tentativa de recuperação de dados por outra empresa?

É possível sim! Atualmente, a HD Doctor, empresa especializada em recuperação de dados de servidores, se destaca como uma das maiores empresas de recuperação de dados em equipamentos configurados em RAID, independentemente do modelo. Além disso, atuamos como empresa parceira para outras empresas de recuperação de dados, oferecendo soluções customizadas e dinâmicas. Possuímos em nossos Laboratórios um time especializado em ambientes RAID 5 e temos 95% de sucesso nos casos recebidos.

Ressaltamos que todo sistema RAID danificado, se mantido os discos originais, mesmo o que parou há muito tempo, é possível o desenvolvimento de tecnologia específica para a reconstrução dos dados de forma que mantenha a originalidade das estruturas de dados. Temos expertise para uma segunda análise, mesmo que este dispositivo já tenha passado por outro laboratório. Lembramos sempre a importância de não utilizar programas para recuperar HD se você não tiver o conhecimento necessário, já que isso poderá ocasionar na perda definitiva dos dados.

RAID 5E e RAID 5EE

Além do RAID 5, existem outras configurações que possuem as mesmas particularidades, são elas: RAID 5E e RAID 5EE. Essas configurações não são mais utilizadas devido ao surgimento do RAID 6 que resolveu a questão da velocidade, tornando-os não mais atrativos. Entretanto, as diferenças entre o RAID 5 e 5E e 5EE estão apenas na não duplicação da paridade.

Em quais cenários não é possível recuperar dados de RAID 5?

Não é possível recuperar dados de RAID 5 quando há sobreposição e apagamento (zero fill) de informações. Além disso, o cenário de perda total (disco riscado) de 2 HDs ao mesmo tempo também impossibilita uma recuperação de dados RAID.

É necessário ressaltar que ao escolher uma empresa de recuperação de dados, opte por uma empresa que tenha expertise para cenários críticos e que está acostumada a lidar com ambientes de extrema pressão. Além disso, vale verificar o conhecimento técnico demonstrado no blog da empresa ou mesmo em uma conversa telefônica.

Aqui na HD Doctor, temos investido tempo para ciar conteúdos relevantes e que demonstrem um pouco do nosso dia a dia. Essa é uma ação criada com intuito de sempre deixar transparecer o nosso profissionalismo e conhecimento técnico. Dessa forma, não restará dúvida na hora de escolher a empresa mais adequada para o serviço.

Precisa recuperar dados de RAID ou de qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados? Entre em contato com um de nossos Especialistas e solicite uma análise gratuita. Ligue: 0800 607 8700.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn

Postagens Relacionadas

Problemas que causam perda de dados em servidores RAID

É possível recuperar dados de servidores danificados?

Recuperação de dados em tempos de coronavírus

Veja também

Post anterior
Problemas que causam perda de dados em servidores RAID
Próximo post
Você sabe o que são Máquinas Virtuais?
Você também pode gostar
Menu