Tecnologia

Face App: entenda os riscos do app da moda

Todo dia vemos um app em destaque e nas últimas semanas o FACE APP dominou as redes sociais do mundo inteiro. O Face App é um aplicativo de edição de fotos que possui como uma de suas funções a simulação do rosto de uma pessoa envelhecido. Para isso, o aplicativo utiliza inteligência artificial, ele analisa uma foto subida ao seu servidor e aplica um filtro na mesma, que pode tanto envelhecer ou rejuvenescer a pessoa em destaque.

O app foi criado em janeiro de 2017, entretanto até julho deste ano tinha tido uma aparição bem discreta. De acordo com o Google Trends, ferramenta da google que mostra os termos mais buscados, as buscas pelo app começaram no dia 12 de julho. Contudo, somente no dia 14 o app viralizou, após diversas celebridades entrarem na onda. Veja abaixo algumas das postagens.

Famosos utilizam o face app e divulgam os resultados nas redes sociais

Imagens disponibilizadas no Instagram das celebridades

O app chegou, inclusive, ao primeiro lugar nos aplicativos mais baixados tanto no Google Play quanto no App Store. Entretanto, com tanta gente baixando este app surge uma dúvida: ele é seguro?

Face App: é seguro?

Assim como em diversos aplicativos, para utilizar o Face App é necessário aceitar a política de privacidade e, claro, pouquíssimas pessoas se dão ao trabalho de lê-la. Entretanto, duas questões estão por trás do app da moda. Primeiro que os programadores do aplicativo estão na Rússia, o que já suscita dúvidas suficientes. Segundo que a política de privacidade mencionada é bastante vaga.

Os rumores quanto a segurança do aplicativo surgiram após denúncias de que a empresa criadora estaria coletando não só os dados dos usuários, mas também criando um banco de dados com as imagens disponibilizadas. A suspeita era de que esses dados coletados seriam para influenciar em decisões internas de diversos países.

A partir desta discussão, vemos o quanto é necessário nos conscientizar sobretudo quanto ao uso das redes sociais e quanto as informações que disponibilizamos na rede. Para ajudar você a proteger os seus dados, iremos disponibilizar 5 dicas básicas para você aplicar no seu dia a dia.

Dicas

Dica 1:

Primeiramente, esteja sempre atento com quem você compartilha suas informações. Para ter certeza de que pessoas mal-intencionadas não terão acesso ao que você posta, basta ir até as configurações das suas redes sociais e ativar a opção para que apenas amigos visualizem o que você posta.

Dica 2:

Evite adicionar o ‘check in’ em suas postagens ou tirar fotos em lugares que frequenta muito como escola, trabalho, etc. Afinal, este é um artifício muito utilizado por sequestradores para escolher suas vítimas.

Dica 3:

Tenha cuidado ao instalar aplicativos. Antes de tudo, leia a política de privacidade e analise se é realmente seguro utilizar o mesmo.

Dica 4:

Fique atento a aplicativos que peçam acesso a suas fotos ou ao GPS. Afinal, nunca se sabe o que eles podem estar armazenando em seus bancos de dados, não é mesmo?

Dica 5:

Tenha cuidado ao se conectar em redes desconhecidas. Muitas vezes estamos tão preocupados em ficar online que não pensamos na segurança das conexões sem fio que utilizamos. Fique atento sempre!

Fontes: El País, O Tempo

Vem conferir alguns posts que preparamos relacionados ao assunto:

Veja também

Post anterior
Spoofing: entenda a técnica usada para hackear Sérgio Moro
Próximo post
Segurança de dados: saiba como se proteger e recuperar arquivos perdidos
Você também pode gostar
Menu