Recuperação de Dados

Ransomware: quando surgiu e como se proteger

Ransomware é um tipo de malware que sequestra o acesso a um dispositivo, arquivos ou dados e exige um resgate para restaurar o acesso. Esse tipo de ataque tem se tornado cada vez mais comum e os danos podem ser graves para empresas e indivíduos que são afetados por ele.

notebook-com-a-tela-vermelha-e-uma-caveira-simbolizando-a-criptografica-de-dados-por-ransomware

Surgimento do Ransomware

O primeiro caso conhecido de ransomware aconteceu em 1989, quando um engenheiro chamado Joseph L. Popp criou um programa malicioso chamado “AIDS Trojan” (ou “PC Cyborg”), que se espalhou através de disquetes. O programa encriptava arquivos no computador infectado e exibia uma mensagem pedindo um pagamento de US$ 189 para desbloqueá-los. O dinheiro deveria ser enviado para um endereço no Panamá. O vírus se espalhou para diversos países, mas foi contido pela polícia.

Desde então, o ransomware evoluiu muito e se tornou uma ameaça muito mais sofisticada e perigosa. Hoje em dia, os ataques de ransomware são muito mais comuns e podem afetar desde indivíduos até grandes empresas e organizações governamentais. Os ataques podem ser feitos através de emails maliciosos, downloads de arquivos infectados, vulnerabilidades em softwares e outras técnicas.

Quando um dispositivo é infectado com ransomware, ele pode ficar completamente bloqueado ou os dados podem ser criptografados, impedindo o acesso. Em alguns casos, o malware pode até mesmo roubar dados sensíveis antes de criptografá-los, o que pode levar a uma exposição de informações pessoais e financeiras. Depois que o ransomware toma conta do dispositivo, uma mensagem é exibida exigindo o pagamento de um resgate em criptomoedas para liberar o acesso.

Posso pagar o resgate?

O pagamento do resgate não é garantia de que os dados serão descriptografados ou que o acesso ao dispositivo será restaurado. Além disso, pagar o resgate pode incentivar os criminosos a continuarem com o ataque e a busca por novas vítimas. Mesmo que os dados sejam descriptografados, pode haver uma chance de que o malware permaneça no dispositivo e possa ser ativado novamente no futuro.

Quais os perigos de ser infectado por Ransomware?

Os perigos de ser infectado por ransomware são muitos. Além da perda de acesso aos dados e ao dispositivo, a vítima pode sofrer prejuízos financeiros e de reputação. Empresas que são alvos de ataques de ransomware podem ter seus negócios paralisados e seus clientes podem perder a confiança na marca. Indivíduos que são afetados pelo ransomware podem perder fotos, vídeos e outros arquivos importantes, além de terem suas informações pessoais expostas.

Além disso, o ransomware pode se espalhar por redes e dispositivos conectados, afetando ainda mais pessoas e empresas. Por exemplo, um funcionário que abre um e-mail malicioso em um computador da empresa pode, inadvertidamente, espalhar o malware para outros dispositivos na rede, o que pode levar a um prejuízo ainda maior.

Como se proteger de um ataque Ransomware?

Para se proteger do ransomware, é importante tomar algumas medidas preventivas. Uma delas é manter o software do dispositivo atualizado, incluindo o sistema operacional e os programas utilizados. As atualizações muitas vezes incluem correções para vulnerabilidades de segurança que podem ser exploradas por criminosos. Além disso, é importante ter um antivírus atualizado e em funcionamento. É, claro, realizar backups frequentes dos dados importantes em um local seguro e fora do dispositivo principal.

Além disso, é importante ter cuidado ao abrir e-mails de remetentes desconhecidos ou suspeitos e evitar clicar em links ou baixar anexos de fontes não confiáveis. Dessa forma, vemos que o uso de ferramentas de segurança cibernética, como firewalls, pode ajudar no bloqueio co acesso de malware à dispositivos e redes.

No entanto, mesmo com essas medidas preventivas, ainda há riscos de ser infectado com ransomware. Caso isso aconteça, é importante tomar medidas imediatas para limitar os danos e evitar que o malware se espalhe ainda mais. Isso pode incluir desconectar o dispositivo da internet e da rede, desligá-lo e procurar ajuda profissional de uma empresa de segurança cibernética.

Existe solução para recuperar os dados encriptados por Ransomware?

Em alguns casos, pode ser possível descriptografar os dados sem pagar o resgate, por meio de soluções de descriptografia que são disponibilizadas por empresas de segurança cibernética. No entanto, essas soluções não funcionam em todos os casos e não garantem a recuperação total dos dados.

A HD Doctor tem se posicionado cada vez mais no cenário combativo, criando soluções personalizadas para recuperação dos dados infectados por ransomware, sem nenhuma intermediação ou contato com hackers. Diferentemente de outras empresas, não solicitamos a nota de resgate deixada pelos hackers, justamente por não precisar intermediar. Somos capazes de desenvolver soluções para qualquer variação de ransomware, principalmente para cenários críticos que envolvam banco de dados e virtualização

Para saber mais sobre segurança digital e recuperação de dados, acompanhe a HD Doctor nas redes sociais: instagram, facebook e linkedIn

Veja mais artigos da HD Doctor:

Veja também

Post anterior
Destruição segura de dados
Próximo post
Quais as formas de se fazer backups?
Você também pode gostar
Menu