DicasRecuperação de DadosTecnologia

Recuperar conversas do WhatsApp: como fazer em Android?

Você sabia que hoje o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo ultrapassando, inclusive, o Facebook? São bilhões de usuários conectados e, com isso, da para imaginar o quanto de conversas e mensagens trafegam por ali.

A questão é que, por diversos motivos, precisamos apagar algumas mensagens ou mesmo conversas da plataforma. Que seja por motivo de espaço insuficiente, por sigilo de informações, pelo costume de fazer uma “limpeza” nos contatos ou mesmo sem querer. Mas e quando a gente apaga a conversa e depois se arrepende? Da para recuperar essas mensagens do WhatApp?

Para a felicidade – ou não – dos usuários, é possível recuperar conversas do WhatsApp sim e hoje vamos mostrar o passo a passo de como recuperar as conversas de WhatsApp em Android.

Como recuperar conversas do WhatsApp em Android?

Como recuperar conversas de whatsapp no Android

Inicialmente, vale ressaltar que o próprio WhatsApp faz backups das mensagens, então este procedimento tem o objetivo de restaurar conversas de um backup antigo. Neste caso é preciso ter cuidado pois como você estará restaurando um backup antigo poderá perder algumas conversas mais recentes. Antes de fazê-lo, pese se as informações antigas são realmente importantes e que valem o risco de, por ventura, perder algo mais recente.

Para isso, existem duas opções disponíveis no Android: restaurar um backup no Google Drive ou fazer isso de forma local.

A primeira opção se trata de buscar a mensagem ou conversa apagada em um backup antigo. Ou seja, você precisa estar conectado na mesma conta Google que a usada em seu WhatsApp, já que não é possível fazer a transferência de uma conversa para outra conta. Além disso, já que o objetivo é buscar a conversa em um backup você não pode, de forma alguma, pedir para fazer uma backup antes de restaurar as conversas. A opção de fazer backup só é indicada como prevenção, então, caso ainda não tenha mensagens apagadas, esta é uma ótima opção para quando precisar acessar alguma conversa no futuro.

  • Como restaurar um backup no Google Drive

  1. Vá até as configurações do seu telefone, clique em ‘aplicativos‘, encontre a opção do ‘WhatsApp’, vá até a parte de ‘armazenamento’ e aperte o botão que sinaliza ‘limpar dados’. Esta primeira etapa serve exatamente para limpar todas as suas informações do WhatsApp em seu celular, então dê ok na próxima tela para finalizar este processo.
  2. Agora é necessário que você entre em seu WhatsApp com o número de celular do backup restaurado.
  3. Assim que o WhatsApp abrir ele irá buscar os backups restaurados, isso pode demorar um pouco. Em seguida, aparecerá a mensagem de backup encontrado e basta clicar em ‘restaurar’.

A segunda opção, que é o backup local, pode ser utilizada caso esta primeira não funcione para você. O WhatsApp costuma fazer backups das conversas das 7 últimas versões do aplicativo, mas somente salva no Google Drive o backup da última versão. E, em caso de restauração de backup, ele da preferência a este backup. Sendo assim é necessário excluir o backup do Google Drive para ter acesso a todos os backups que ficam salvos na base de dados do WhatsApp.

  • Como acessar o backup local do WhatsApp

Neste caso, a primeira opção é apagar o backup do Google Drive que foi restaurado e, para isso, é necessário o auxílio de um computador.

  1. Acesse drive.google.com, vá em configurações e vá na aba de gerenciamento de aplicativos à esquerda de sua tela.
  2. Encontre o aplicativo do WhatsApp e, para deletar todo o backup, vá em ‘opções’ e ‘excluir dados ocultos de aplicativos’.

Agora, para acessar o banco de dados do WhatsApp, acesse Whatsapp/Databases e procure pela data que deseja fazer a restauração das conversas. Pronto, conversas restauradas!

Agora não precisa desesperar quando apagar acidentalmente alguma conversa. Caso, ainda assim, precise restaurar conversas, imagens ou vídeos vale pedir auxílio a uma empresa especializada em recuperar dados de WhatsApp.

Fonte: Tecnoblog e Techtudo

Siga a HD Doctor nas redes sociais: Instagram e Facebook

Posts Relacionados:

Recuperar dados de celular: existe como?

Recuperação de dados em HD: como funciona o processo e quanto custa?

Recuperação de dados em Belo Horizonte: HD Doctor

 

 

Veja também

Post anterior
Recuperar dados de celular: existe como?
Próximo post
Qual a melhor forma de recuperar fotos apagadas?
Você também pode gostar
Menu
Open chat