Recuperação de Dados

Armazenamento externo: veja qual a melhor opção para você

Com a evolução da tecnologia, inúmeras opções de dispositivos de armazenamento externo são criadas. Dessa forma, são diversos modelos e fabricantes no mercado e escolher um dispositivo ideal pode gerar dor de cabeça.

Por isso, separamos para vocês algumas dicas de quais características levar em consideração no momento de pesquisar por um novo armazenamento externo.

Capacidade de armazenamento

Esse item se trata da quantidade de espaço disponível para inserir arquivos no equipamento. Dessa forma, no mercado é possível encontrar dispositivos com uma diversidade de capacidade, podendo ir de 2GB até 2TB, por exemplo.

Porém, é fundamental pensar que, nem sempre, o aparelho perfeito é aquele com a maior capacidade de armazenamento.  Então, nesse caso, o que fazer?

Caso trabalhe com arquivos leves, como documentos do Word ou planilhas excel, não é necessário adquirir um dispositivo que possua uma capacidade de armazenamento elevada. Sendo assim, um pen drive pode ser uma boa opção.

Mas em situações em que os arquivos são pesados, ocupando mais espaço no armazenamento, como fotos e vídeos de alta qualidade, um HD externo já passa a ser a escolha mais assertiva.

Segurança dos dados

Um dos pontos mais importantes no momento de escolher o seu armazenamento externo é garantir que suas informações estarem seguras ali. Os modelos disponíveis no mercado já proporcionam uma segurança superficial, porém há também aparelhos que são compatíveis com criptografia de dados.

Pensando nisso, é recomendado analisar o valor dos arquivos presentes no equipamento, ou seja, o nível de importância daqueles dados. Desse modo, é possível decidir qual é o grau de segurança a ser considerado. 

Além da segurança interna, é importante levar em consideração a externa também. Isso porque, os dispositivos de armazenamento externo são sensíveis a impacto. Então, é válido ponderar sobre possíveis colisões do aparelho com outros equipamentos, por exemplo.

Portabilidade (Dimensões e estrutura física)

Para escolher o tamanho físico ideal é importante observar o modo de uso: você vai carregá-lo na mochila junto com outros objetos? Ele vai ficar guardado no escritório ou em casa? Ou seja, a portabilidade depende da situação.

Portanto, em situações de transporte, equipamentos mais leves e menores podem ser a melhor alternativa. Mas, caso o dispositivo fique em um único lugar, não há problema em ele ser maior e pesado.

Lembrando que, se você pretende colocar o dispositivo na mochila, é fundamental estar atento aos riscos de impactos e quedas que podem danificar o HD, ainda, gerar perda de dados. Nesse último caso, a melhor alternativa é a recuperação de dados e o recomendado é que seja feita por uma empresa especializada em recuperar HD e outros dispositivos de armazenamento de dados.

Velocidade de transmissão dos dados

Quando falamos em velocidade de transmissão dos dados, estamos falando sobre o tempo que os arquivos vão levar para serem transferidos do dispositivo para o computador ou vice-versa.

Normalmente, esse assunto não é muito levado em consideração pelos usuários comum, já que não parece de grande relevância. Porém, imagine quão importante é a velocidade de transmissão de dados para empresas de Data Center, por exemplo, que vendem exatamente esse serviço de entrega de velocidade e disponibilidade de informação. Para eles, esse é um requisito indispensável.

Outro ponto da velocidade de transmissão de dados é que, além da demora de troca de informações entre o dispositivo e o computador, esse processo sendo mais lento pode resultar em erros, sendo necessário a repetição do processo.

Dessa forma, o tamanho do dispositivo, a tecnologia de armazenamento, a segurança e o índice de leitura do hard disk são os principais fatores a serem levados em consideração no momento da escolha do armazenamento externo.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIN

Veja também outros artigos da HD Doctor:

Veja também

Post anterior
Ataque Ransomware ao Grupo B2W
Próximo post
Backup no Windows: saiba como fazer pelo próprio sistema
Você também pode gostar
Menu