Recuperação de Dados

Ataque Ransomware ao Grupo B2W

Recentemente, o grupo B2W, ao que tudo indica, sofreu um ataque Ransomware de larga escala no Brasil, deixando os seus servi√ßos de e-commerce totalmente inoperantes.¬† Os sites que est√£o fora do ar desde o √ļltimo domingo, 20 de fevereiro, s√£o os da Lojas Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato.

Existe um burburinho no mercado de tecnologia de que a autoria do ataque √© do grupo hacker ‚ÄúLapsus‚ÄĚ. Isso porque, eles teriam publicado em seu grupo no Telegram uma mensagem dando a enteder algo como ‚Äúsegundo round Americanas‚ÄĚ. At√© o presente momento, o Grupo B2W n√£o deu detalhes sobre o assunto.

Assim como as demais empresas de grande porte que sofreram ataque Ransomware, acreditamos que o grupo n√£o falar√° de forma aprofundada sobre o ataque, assim como foi, por exemplo, no caso das Lojas Renner.

Quais são os prejuízos diários do Grupo B2W diariamente?

Segundo o portal de noticia O Globo, o preju√≠zo pode chegar a R$ 100 milh√Ķes por dia e os preju√≠zos n√£o param por a√≠. A resposta do mercado financeiro, como sempre, foi imediata, gerando uma queda na Bolsa de valores de aproximadamente 6%, o que representa R$ 6 bilh√Ķes de reais em perda de valor de mercado.

Grupo Hacker Lapsus

Esse grupo de hacker de origem desconhecida, foram os autores do ataque que retirou do ar o sistema do SUS que armazenava informa√ß√Ķes sobre as vacina√ß√Ķes de Covid-19 no Brasil. Os ataques do grupo, anteriormente, n√£o tinham como foco o sequestro e cobran√ßa de valores e sim uma esp√©cie de ‚Äúanarquia digital‚ÄĚ com ataques direcionados √† governos ou √≥rg√£os ligados √†s autarquias. Assim, se o ataque ao grupo B2W tiver como autoria o Lapsus, ao que tudo indica, eles ingressam no ‚Äúmercado‚ÄĚ de sequestro de informa√ß√Ķes com foco em arrecada√ß√£o monet√°ria, pelo menos no Brasil.

Dessa forma, vamos aguardar o desfecho dessa hist√≥ria e com certeza em breve, voltaremos com mais informa√ß√Ķes.

Finalizando, não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIN

Veja também outros artigos da HD Doctor:

Veja também

Post anterior
Como Formatar HD para MacOS, Windows e Sistema Linux?
Próximo post
Armazenamento externo: veja qual a melhor opção para você
Você também pode gostar
Menu