Recuperação de Dados

Ataque hacker ao SUS

Hoje, dia 10 de dezembro de 2021, o SUS (Sistema Único de Saúde) sofreu um ataque hacker e teve a sua base de dados – aproximadamente 50TB (TeraBytes) -sequestrada e excluída. O principal sistema afetado foi o ConecteSUS que tem as bases de vacinação da Covid 19.

A pergunta que não quer calar: que tipo de ataque é capaz de sequestrar esse volume de informações em questão de horas?

Poderia ser uma espécie de ataque novo com uma capacidade absurda de processamento de dados, mas não acreditamos que esse seja o caso. Esse tipo de ataque acontece muito antes da sua divulgação. É bem provável que os hackers já estavam acessando os servidores do Ministério da Saúde, observando rotinas e criando um mapa dos dados sensíveis. Após este mapeamento, deram início a extração das informações para outros servidores, através de VPN e com estratégias indetectáveis, ainda mais por se tratar de sistemas públicos que denotam uma certa falha interna. Essa pode ser uma das frentes adotadas pelos hackers, contudo, nesse momento, não sabemos se esta foi a estratégia utilizada pelos hackers, mas acreditamos que seja uma hipótese válida.

Existem outras estratégias que os hackers utilizam que são as ameaças veladas. Nesses casos, muitas das vezes, os hackers não possuem os dados em seu poder. Porém, criam um clima de terror que obriga as autarquias/empresas a pagarem por informações que eles não têm em mãos. Geralmente, quando isso acontece, eles criptografam os dados (Ataque Ransomware) ou simplesmente apagam de forma irrecuperável com promessas de devolução caso o “resgate” seja pago integralmente. Em muitos casos que a HD Doctor atuou, os hackers receberam os valores e não devolveram o acesso aos dados.

Sendo assim, decidimos compartilhar algumas dicas simples que podem evitar problemas de ataques hackers como este vivido pelo SUS. Veja abaixo:

Dicas para evitar ataques de hackers na sua empresa

  • Atualização de sistema operacional
  • Criação de regras para usuários (Active Directory – AD)
  • Restrição de conteúdos de sites/downloads
  • Verificação de anexos em e-mails
  • Não abertura de anexos se desconhecer a origem
  • Backup offline (testado semanalmente)
  • Treinamento de segurança da informação para toda a equipe
  • Plano de Disaster Recovery
  • Antivírus
  • Análise diária de infraestrutura, detecção de possível falhas

Observando essas 10 dicas, certamente você estará menos suscetível a estes ataques. Contudo, caso você esteja passando pela mesma situação, confira abaixo como proceder.

Recuperação de dados em caso de ataques hackers

A HD Doctor, empresa especializada em Recuperação de Dados, possui um protocolo rigoroso em caso de ataques de hackers. Assim, de forma alguma, fazemos contato com o hacker no intuito de negociar o resgate.  A HD Doctor é uma empresa com 20 anos de experiência, mais de 75.000 cases de sucesso e trabalhamos sempre com ética e transparência com o objetivo de devolver a você e sua empresa informações tão importantes.

Além de oferecer serviços para recuperar informações criptografadas, a HD Doctor trabalha com recuperação de HDs, SSDs, servidores, máquinas virtuais, banco de dados e muito mais. Possuímos uma equipe altamente qualificada pronta para desenvolver soluções personalizadas para os cenários mais complexos de perda de dados.

Sendo assim, se precisa recuperar fotosrecuperar hd corrompido, recuperar banco de dados ou informações de qualquer dispositivo de armazenamento de dados, confie em quem entende do assunto. Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma análise gratuita e sem compromisso. Ligue: 0800 607 8700.

Finalizando, não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIN

Veja também

Post anterior
HD corrompido? E agora?
Próximo post
HDs Enterprise: o que é e quais suas especificidades?
Você também pode gostar
Menu