Recuperação de Dados

Problemas que causam perda de dados em servidores RAID

Artigo publicado dia 23.11.2020 no portal Olhar Digital:

Cada dia mais, percebemos a import√Ęncia dos dados digitais em nossa sociedade e em nosso dia a dia. No mundo corporativo ent√£o, essa import√Ęncia aumenta ainda mais, j√° que muitas decis√Ķes estrat√©gicas s√£o tomadas com base em todas essas informa√ß√Ķes que, no caso de grandes empresas, s√£o armazenados em servidores RAID. 

Por√©m, sabemos que existem alguns problemas que geram grandes transtornos para o departamento de TI das empresas que √© o gerenciamento de equipamentos internos, principalmente os servidores RAID, que s√£o os mais sens√≠veis. E, claro, esses problemas podem ocasionar na perda de dados e informa√ß√Ķes essenciais para o andamento das atividades de uma empresa. 

Pensando nisso, conversamos com o Bruno Ribeiro, especialista em recupera√ß√£o de dados de servidores RAID e respons√°vel pelo departamento especializado em RAID da HD Doctor. Bruno atua na √°rea de recupera√ß√£o de dados h√° 13 anos, possui experi√™ncia em todas as configura√ß√Ķes de RAID e compartilhou conosco os principais problemas que podem ocasionar na perda de dados, casos inusitados de servidores que recuperou e, al√©m disso, deixou algumas dicas para os gestores e t√©cnicos que precisam contratar o servi√ßo. Acompanhe a nossa entrevista: 

Bruno Ribeiro, especialista e gestor do Departamento de Recuperação de Dados de Servidores RAID da HD Doctor

P: Bruno, quais s√£o as principais raz√Ķes para perda de dados em servidores RAID? 

R: Primeiramente, vale ressaltar que os servidores RAID s√£o, com certeza, os equipamentos mais cr√≠ticos de toda a empresa por conta de todas as informa√ß√Ķes, muitas vezes sigilosas, que est√£o armazenadas ali. Entretanto, o cuidado com estes equipamentos muita das vezes √© negligenciado e o resultado √© a perda de dados em servidores RAID. Aqui, vou listar os principais problemas que podem acontecer e que, eventualmente, ir√° ocasionar na perda dos dados: 

1 – Queima da controladora RAID;

2 – HD danificado;

3 – Estrutura RAID corrompida;

4 РCorrupção de sistema operacional;

5 РCorrupção do sistema de partição;

6 – Perda de sincronismo do array (RAID);

7 – Rebuild n√£o conclu√≠do;

8 – M√°quinas virtuais corrompidas;

9 РBanco de dados inacessíveis;

10 – Queda de energia;

11 – Erro humano;

P: Como est√° h√° 13 anos trabalhando na √°rea, imaginamos que j√° tenha cuidado de centenas de casos de recupera√ß√£o de dados RAID. Sendo assim, compartilhe conosco algum caso inusitado de recupera√ß√£o de RAID que trabalhou. 

R: Me recordo de um caso de uma grande empresa estatal em S√£o Jos√© dos Campos (SP) que tinham equipamentos de alta complexidade e dados sens√≠veis alocados nos servidores RAID. A empresa estatal havia levado para outras empresas de recupera√ß√£o de dados, contudo, n√£o tiveram sucesso. 

Assim que comecei analisar o material, me deparei com todos os discos que compunham o RAID ‚Äď eram 15 no total ‚Äď zerados. Uma situa√ß√£o assustadora e acredito que tenha sido uma a√ß√£o proposital por parte de algum funcion√°rio insatisfeito. Como dito anteriormente, as outras empresas de recupera√ß√£o alegavam n√£o ser poss√≠vel alcan√ßar o sucesso nesse caso. 

Contudo, ap√≥s a an√°lise, conversei com o solicitante do trabalho e pude perceber que o interesse dele estava em recuperar dados da segunda parti√ß√£o e este foi o meu ponto de partida. Primeiramente, montei a estrutura RAID, via desenvolvimento pr√≥prio, e consegui recuperar 100% dos dados alvo do cliente. Inclusive, em seguida, recebemos uma liga√ß√£o de nossos concorrentes nos parabenizando pelo sucesso obtido. 

Outro caso inusitado foi um equipamento RAID de uma empresa de contabilidade. Esse caso mexeu bastante com as minhas emo√ß√Ķes pois, quando o cliente trouxe o servidor, me contou que se n√£o recuperasse os dados que estavam ali poderia ter que fechar a sua empresa.¬†

Eu iniciei o processo de recupera√ß√£o RAID e, em 1h de an√°lise, j√° tinha o resultado da possibilidade de recupera√ß√£o total dos dados. E, claro, que a primeira coisa que fiz foi ligar para o cliente e dar a not√≠cia. Assim que desligou, ele j√° se apressou em trazer o novo dispositivo para a transfer√™ncia dos arquivos recuperados e, quando ele chegou na empresa, me deparo com TODA A FAM√ćLIA dele junto. Para completar, o que me assustou bastante, foi que o cliente tinha tido, recentemente, um derrame devido ao estresse causado pela perda dos dados e estava a metade do corpo, inclusive a face, paralisadas. 

Foi muito triste me deparar com aquela situa√ß√£o e cheguei at√© a chorar na frente cliente. Com tudo o que aconteceu, tomei a decis√£o de entregar os dados sem cobrar pela recupera√ß√£o de dados do servidor RAID. Enfim, essas s√£o algumas das hist√≥rias que me marcaram bastante ao longo dos anos. 

P: Como voc√™ j√° compartilhou conosco, chegam na HD Doctor diversos casos que outras empresas n√£o conseguiram recuperar, mas que a sua equipe conseguiu alcan√ßar um resultado positivo. Por que voc√™ acha que isso acontece? 

O mercado de recupera√ß√£o de dados √© extremamente competitivo. Temos em nosso ramo boas empresas, mas tamb√©m aquelas que, infelizmente, destroem o mercado de recupera√ß√£o de dados

Entretanto, j√° participei de v√°rios casos de recupera√ß√£o de dados que eram extremamente f√°ceis, mas que outras empresas n√£o conseguiram. Ent√£o, isso me faz acreditar que as empresas deixaram de investir em inova√ß√£o e optaram pelo “ostracismo tecnol√≥gico”. Abandonaram o desejo de criar solu√ß√Ķes personalizadas para cada tipo de caso. 

Aqui, na HD Doctor, temos uma equipe de engenheiros e desenvolvedores dedicados a criar solu√ß√Ķes, pois acreditamos que a inova√ß√£o em todos os √Ęmbitos precisa ser o nosso principal objetivo. Al√©m disso, estamos equipados com o que existe de mais moderno no mercado de recupera√ß√£o de dados, justamente para que a nossa equipe tenha um ritmo sustent√°vel em cria√ß√Ķes de novas tecnologias. 

A grande falha nas empresas de recupera√ß√£o de dados √© n√£o investir na qualifica√ß√£o dos seus t√©cnicos e em equipamentos de ponta. A HD Doctor, est√°, confortavelmente, na vanguarda quando o assunto √© desenvolvimento de novas tecnologias e credibilidade no mercado. Uma das poucas empresas que possui um departamento exclusivo para recuperar servidor RAID, atendimento totalmente customizado e o melhor prazo para a recupera√ß√£o dos dados. 

P: Bruno, o que voc√™ acha que √© importante que os gestores e t√©cnicos de TI observem antes da contrata√ß√£o de um servi√ßo de recupera√ß√£o de dados de RAID

R: Analisar uma empresa de recupera√ß√£o de dados parece ser algo f√°cil, mas n√£o √©. Existem empresas de recupera√ß√£o de dados que s√£o “boas” em marketing, mas p√©ssimas em capacidades t√©cnicas. Tendo isso em mente, antes de contratar os servi√ßos para recuperar dados RAID, observe os seguintes crit√©rios: 

1. Quais s√£o as empresas que j√° utilizaram o servi√ßo, s√£o empresas grandes? 

2. A empresa est√° de acordo com a LGPD (Lei Geral de Prote√ß√£o dos dados)? 

3. Pesquise na Internet o que andam falando sobre a empresa. Veja as avalia√ß√Ķes nas redes sociais e no Google. 

4. Avalie o conte√ļdo do site e observe o n√≠vel t√©cnico por meio do blog. 

5. Converse pelo telefone com a equipe, veja o n√≠vel da conversa e a disponibilidade para atend√™-lo. 

6. Atendimento √© 24×7? 

7. Existe clareza nas informa√ß√Ķes? 

8. Infraestrutura: a empresa possui laboratório especializado em recuperação de dados? Possuem equipes e departamentos específicos? Permitem visita do cliente ao Laboratório?

Essas s√£o apenas algumas das recomenda√ß√Ķes que sempre fa√ßo. A HD Doctor, preocupada em oferecer um servi√ßo de qualidade, observa sempre todos esses aspectos e investe pesado no treinamento constante de toda a equipe para oferecer sempre ao nosso cliente um servi√ßo de excel√™ncia. Concluindo, se houve perda de dados em servidores RAID, entre em contato conosco para uma an√°lise gratuita!

Agradecemos muito por essa conversa super esclarecedora e acreditamos que os profissionais de TI e at√© mesmo os gestores respons√°veis, pensar√£o duas vezes antes de enviar um servidor para recupera√ß√£o de dados para uma empresa qualquer. Al√©m disso, para saber mais sobre a HD Doctor e o servi√ßo de recupera√ß√£o de dados voc√™ pode entrar em contato pelo 0800 607 8700. Atendimento personalizado 24h.

Siga a HD Doctor nas redes sociais: Instagram e Facebook

Veja também

Post anterior
Fotógrafa conta como conseguiu recuperar cartão de memória
Próximo post
RAID 5: o que é e quais suas particularidades
Você também pode gostar
Menu