Recuperação de Dados

Banco de dados: entenda o que é e a sua importância

Antes do avanço da tecnologia, os dados eram guardados em pastas e em gavetas. Porém, com a evolução de softwares e a própria internet, a organização e o armazenamento de informações ficaram muito mais fáceis.  

O banco de dados pode ser usado em diferentes situações, como para organizar arquivos de algum setor de uma empresa até a gestão de dados de algum site. Mas afinal, o que são eles? 

O que é banco de dados? 

A definição de banco de dados é bem autoexplicativa: são um conjunto de dados que estão relacionados a algo ou alguém. Dessa maneira, essa coleção de elementos gera inúmeras informações sobre uma empresa, por exemplo, podendo ser nome dos funcionários ou o salário que cada um deles recebe.  

Para os dados não ficarem bagunçados, é preciso haver uma organização coerente para que seja entendida, facilitando o cotidiano da empresa. Sendo assim, é importante possuir um sistema de gerenciamento de banco de dados, conhecido como SGBD.   

Existem diversos softwares de SGBD, alguns deles são: SQL Server, Oracle, MySQL, entre outros. Com isso, os dados serão inseridos e guardados de maneira segura, ordenada e padronizada. 

Qual é a importância do banco de dados? 

Trabalhar de forma organizada, tendo conhecimento dos seus clientes e entendendo o que sua empresa necessita são algumas das vantagens do banco de dados e o motivo dele ser tão importante. Alguns outros são: 

Comparativo de informações 

Comparar os dados do mês passado com o mês atual pode te ajudar a entender o caminho que a sua empresa está seguindo. Com isso, a análise de dados permite que você crie relatórios e investigue as informações que estão contribuindo para a estratégia e crescimento do seu negócio.  

Melhoria da produtividade 

Com a transparência e a organização das informações, o trabalho fica mais rápido de ser efetuado. Isso porque, os setores estão cientes e alinhados com as demandas e já executam pontualmente as tarefas.  

Segurança de dados 

Por último, mas não menos importante: a segurança dos dados. Proteger as informações, tanto pessoais quanto da empresa, é extremamente necessário para evitar vazamentos, principalmente nos dias atuais com a LGPD, Lei Geral de Proteção dos Dados. Além disso, essas práticas preservam a empresa contra possíveis ataques ransomware ou mesmo evitam a perda de dados.  

Afinal, imagine o quão desgastante pode ser perder todos os dados que são essenciais para a operação de uma empresa? São horas de trabalho duro que podem ser perdidas, sem contar com todo o prejuízo financeiro que pode causar tendo a operação para por dias. Mas, calma! Apesar de a situação ser desesperadora, ela tem solução. Para recuperar banco de dados, a melhor alternativa é entrar em contato com uma empresa especializada em recuperação de dados. Isso porque, uma tentativa má sucedida pode inviabilizar uma recuperação profissional de dados.

A HD Doctor é referência em recuperação de banco de dados e pode te ajudar. São 20 anos de experiência no setor e mais de 105.000 casos solucionados com sucesso em todo o Brasil. Além disso, contamos com êxito em 95% dos casos recebidos em nossos Laboratórios.

Não se preocupe, a HD Doctor possuí profissionais altamente qualificados para desenvolver soluções personalizadas para os cenários mais complexos de perda de dados. E, mais, entendemos o quão importante é para você e sua empresa recuperar dados HD de forma rápida, afinal, sua operação não pode ficar parada. Por isso, oferecemos análises emergenciais em até 2H e recuperações de dados de urgência com prazos 40% menor do que os normais.

Ou seja, se seus dados estão inacessíveis e precisa recuperar HD formatado, HD danificado ou HD corrompido, não arrisque! Confie na HD Doctor. Para tirar dúvidas sobre o serviço de recuperação de banco de dados, entre em contato com nossos Especialistas pelo 0800 607 8700.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: InstagramFacebook e Linkedin

Veja também outros artigos da HD Doctor:

Veja também

Post anterior
Backup no Windows: saiba como fazer pelo próprio sistema
Próximo post
Dados sensíveis: aprenda como garantir a proteção das suas informações
Você também pode gostar
Menu