Recuperação de Dados

Armazenamento de dados em sistemas de segurança: é tudo igual?

Vivemos na era da tecnologia e, cada vez mais, o setor de segurança eletrônica tem se destacado, trazendo soluções inteligentes de monitoramento para oferecer mais segurança às pessoas e empresas.

Seja para ter a segurança de saber que os seus filhos chegaram bem em casa após um dia de aula, para poder viajar e não se preocupar que a casa está sem vigilância, seja para garantir a segurança das filias da sua empresa aos finais de semana ou mesmo ter o controle de quem está entrando e saindo de sua loja. As câmeras de segurança e o monitoramento eletrônico chegaram com soluções eficientes e cada vez mais acessíveis para essas e diversas outras preocupações diárias.

Entretanto, cada situação exige uma solução específica e, tão importante quanto o monitoramento das imagens é o seu armazenamento. Isso porque, são nesses dispositivos que serão armazenados horas e mais horas de gravações. Neste artigo, iremos abordar qual o melhor dispositivo para cada situação e o porquê.

Qual a melhor solução de armazenamento de dados para câmeras de segurança?

O primeiro passo para saber qual o melhor dispositivo de armazenamento para o seu sistema de segurança é entender suas especificidades: o seu sistema gravará imagens 24h por dia? O sistema será utilizado para checagem rápida como em detecção facial ou de placas ou o conteúdo será gravado para checagem quando necessário? Por quanto tempo você precisará desses dados armazenados?

Cada solução de monitoramento e segurança exige um dispositivo específico e aqui iremos focar nos dispositivos da Seagate, parceira da HD Doctor, e da Western Digital.

Skyhawk Surveillance

A linha Skyhawk Surveillance foi desenvolvida pela Seagate especificamente para sistemas de monitoramento e segurança. O dispositivo contém o ImagePerfect, firmware projetado para garantir a captura perfeita de imagens de vídeo em cargas de trabalho 24h/7. Além disso, o dispositivo possui sensores de VR integrados que permitem que os discos mantenham o desempenho em sistemas com várias baias.

Outras vantagens são o consumo mais baixo de energia devido a redução de emissões de calor, aumentando a confiabilidade nas soluções de vigilância e Skyhawk Health Management, gerenciador que foca em prevenção, intervenção e recuperação, ajudando a proteger o sistema de segurança.

Aplicação:

O Skyhawk Surveillance é indicado para gravadores de vídeo em rede (NVR) e DVR de vigilância. Suporta até 64 câmeras por HD e possui as seguintes capacidades: 1TB, 2TB, 3TB, 4TB, 6TB e 8TB.

Skyhawk Surveillance AI

Essa linha foi projetada para tolerar altas cargas de trabalho de vigilância pesada, suportando até 550TB/ano, 3x mais que os dispositivos de armazenamento de vigilância padrões. Além das funcionalidades já mencionadas do Skyhawk Surveillance, possui suporte personalizado a 32 canais de IA adicionais ao mesmo tempo que grava imagens de 64 câmeras.

Aplicação:

O Skyhawk Surveillance AI é indicado para gravadores de vídeo em rede (NVR) e sistemas NVR habilitados para IA. Esta linha está disponível com as seguintes capacidades: 8TB, 10TB, 12Tb, 14TB e 16TB.

Exos Enterprise

A linha Exos Enterprise foi desenvolvida pela Seagate com o objetivo de trazer capacidade máxima de armazenamento para promover a mais alta eficiência de espaço. Este é o primeiro do setor a oferecer mais 33% petabytes por rack.

Além disso, possui o maior desempenho em um disco rígido de 16TB, tornando-o perfeito para aplicação em data centers em nuvem e com grande expansão horizontal. Além do modelo em hiper escala, ajustado para transferências de grandes volumes e baixa latência.

Outra vantagem da linha é a tecnologia de solda de vedação lateral de hélio que promove maior robustez no manuseio e proteção contra vazamento. 

Aplicação:

O Exos Enterprise é indicado para hiperescala, data centers em nuvem, data centers de expansão extensiva, armazenamento RAID de alta intensidade, entre outros.

WD Purple Surveillance Hard Drive

Este é uma linha de dispositivos desenvolvido pela Western Digital especialmente para sistemas de segurança e monitoramento, que contém a tecnologia ALL FRAME. Esta tecnologia permite a criação de um sistema de segurança personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Além disso, auxilia na redução de erros e pixelização de vídeo, situações que podem ocorrer em sistemas de segurança.

As principais vantagens desse dispositivo são:

Alta capacidade, podendo suportar até 14TB em sistemas que trabalham 24/7 com imagens alta definição.

Taxa aprimorada de carga de trabalho, sendo de até 180TB/ano em HDs com capacidade de 6TB e de 360TB/ano em HDs com mais de 8TB.

Tecnologia All Frame, que ajuda a reduzir perda de quadros e a aumenta o número de compartimentos suportados em um NVR.

Aplicação:

WD Purple Surveillance Hard Drive é indicado para sistemas de segurança DVR e NVR. Suporta até 64 câmeras por HD e sistema NVR com alta capacidade de aprendizado (8TB, 10TB, 12TB & 14TB).

Conclusão

A escolha de um sistema de armazenamento e sempre complexa e exige a análise de diversos fatores. Antes de tomar sua decisão, não deixe de levar em consideração fatores como quantidade inicial de câmeras e possibilidade de escalonamento. Ou seja, se no futuro você pretende, por exemplo, abrir diversas filiais no Brasil tendo que aumentar, significativamente, o número de câmeras em seu sistema.

Não deixe também de pensar na segurança dos seus dados. Procure dispositivos confiáveis e, de preferência, tecnologias que impeçam a perda de dados mesmo após danos em assaltos, por exemplo.

E, claro, se, ainda assim, precisar recuperar dados de servidores que armazenam vídeos e imagens de monitoramento eletrônico, entre em contato conosco. A HD Doctor é, há 20 anos, especialista em recuperação de dados e possui uma cartela de mais 75.000 clientes em todo o Brasil. Aqui, os seus dados são a nossa prioridade!

Contamos com engenheiros extremamente capacitados para recuperar a maior quantidade de dados possível de forma efetiva e segura. Ligue 0800 607 8700!

Fonte: Seagate e Western Digital

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram e Facebook

Veja também

Post anterior
É possível recuperar dados de HDs e SSDs?
Você também pode gostar
Menu
Open chat