Recuperação de DadosTecnologia

Recuperar dados de celular: existe como?

Hoje o celular é uma ferramenta imprescindível no dia a dia de qualquer pessoa, tanto para fins pessoais quanto para fins profissionais. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, realizada em 2018, o celular foi o dispositivo mais utilizado para acessar a internet em domicílio, tendo a preferência de 98,7% dos entrevistados. Além disso, comparando com o ano de 2016, houve um aumento de 50% no tempo médio de uso diário do aparelho, colocando o Brasil em 5º lugar no ranking de uso diário de celular no mundo.

Como aponta a pesquisa, há um tendência cada vez maior na presença do celular no dia a dia do brasileiro, sendo para pagamento de contas ou transações bancárias, agendamento de compromissos, compras online, armazenamento de fotos e vídeos, etc.. Com isso, podemos imaginar a grande quantidade de informações que possuímos em nosso smartphone e como perder essas informações poderia afetar diretamente em nossas tarefas diárias.

Perda de dados em celulares: principais causas

Diversas situações podem fazer com que haja perda de dados em celulares e dispositivos de armazenamento como pen drives, cartões de memória, HDs, etc. e aqui iremos apresentar algumas delas:

Recuperar dados de celular

  • Perda de dados: vírus

Diariamente surgem ameaçar para colocar em risco a segurança da informações e os vírus são um dos principais responsáveis pela perda de dados em celulares e até mesmo na perda de dados de grandes corporações.

Para proteger o seu aparelho, a recomendação é evitar a utilização de sites e aplicativos que não são confiáveis, além de buscar proteção antivírus para o celular. No mercado existem várias opções gratuitas de antivírus como o 360 Security, Avast, Bitdefender, etc.. Antes de fazer o download, vale pesquisar sobre cada um para ver qual a melhor opção de cobertura para o que precisa.

  • Perda de dados: falhas no software

Outro fator que pode resultar em perda de dados são as falhas no software. Uma forma de evitar essas possíveis falhas é manter o sistema operacional sempre atualizado. Ou seja, não deixe para depois quando o seu aparelho solicitar uma atualização. Muitas vezes essas atualizações são exatamente para resolver alguma falha anterior e até para aumentar a segurança das suas informações.

  • Perda de dados: falha humana

A falha humana é um dos principais fatores para perda de dados, muitas vezes a má utilização do aparelho pelo usuário resulta na perda de fotos, vídeos e arquivos. Até quedas contínuas do celular podem causar tais perdas. Entretanto, o fato de não ser feito backups regulares também é um fator determinante.

Recuperar dados de celular

Sendo a perda de dados em celulares algo muito frequente, a principal pergunta é: existe como recuperar dados de celular? E sim, é possível recuperá-los e vamos mostrar aqui duas opções: uma gratuita e outra paga.

  • Software Recuva:

Para recuperar dados de celular com o Recuva é necessário o auxílio de um computador. Conecte o seu celular no computador com a ajuda de um cabo e então siga as instruções que demos neste post sobre recuperar arquivos apagados. Aqui nós ensinamos desde a instalação do software, bem como o passo a passo até a recuperação dos dados.

Entretanto, esse software possui suas limitações e talvez seja necessário recorrer a opção seguinte.

  • Empresas especializadas em recuperação de dados

Esta é uma opção mais segura e aconselhada para dados que possuem maior importância. Para começar a recuperação de dados em celulares é necessária uma análise no dispositivo em que os técnicos especializados irão avaliar a condição do mesmo e a viabilidade do serviço. O valor varia de empresa para empresa, mas o valor médio do serviço costuma ficar entre R$200 e R$800.

Contudo, uma vantagem importante é a segurança dos dados no processo. Sendo assim, antes de contratar uma empresa para fazer a recuperação dos dados do celular vale confirmar se a mesma possui uma política de privacidade de dados ou alguma política que assegura a proteção dos mesmos. Entretanto, vale lembrar, que caso o seu celular ou dispositivo de armazenamento esteja com defeito, as empresas de recuperação de dados não fazem o conserto de HD, celular ou qualquer outro dispositivo, apenas a recuperação dos dados contidos nele.

Siga a HD Doctor nas redes sociais: Instagram e Facebook

Post Relacionados:

Recuperação de dados em HD: como funciona o processo e quanto custa?

Ataques DDoS: saiba como funcionam e como se proteger

Recuperação de dados em Belo Horizonte: HD Doctor

 

 

 

 

 

 

Veja também

Post anterior
Recuperação de dados de servidores: saiba como enviar o seu servidor para a HD Doctor
Próximo post
Recuperar conversas do WhatsApp: como fazer em Android?
Você também pode gostar
Menu
Open chat