Recuperação de Dados

Pagamento ransomware: reduz o número de vítimas que pagam resgate

Ransomware tem sido um dos maiores problemas para empresas, já que esses ataques acarretam no bloqueio dos dados e em uma possível perda dos arquivos. Dessa forma, uma solução rápida da parte dos líderes corporativos é de realizar o pagamento para os hackers a fim de recuperar os dados.

Porém, com o aumento da pressão e estratégias de aplicação de lei e segurança cibernética, houve uma diminuição no número de corporações que pagam e realizam negociações.

Diminuição do pagamento ransomware

Segundo uma pesquisa realizada pela Coveware, plataforma de resposta a incidentes de ransomware, a quantidade de vítimas que pagam pelo resgate das informações caiu no segundo trimestre de 2022.

O valor do pagamento médio do segundo trimestre teve um aumento de 8% em relação ao primeiro, chegando a US$ 228.125. Isso devido aos valores descrepantes pedidos nos resgates. Porém, o pagamento médio teve uma queda de 51% em relação ao primeiro trimestre, como é possível ver no gráfico abaixo:

Pagamento ransomware
Fonte: Coveware

Além disso, outro dado apresentado nessa pesquisa foi referente às indústrias que foram afetadas por ataques ransomware no segundo trimestre de 2022. No gráfico abaixo, podemos perceber que os Serviços Profissionais (21,9%) estão na frente, logo depois o Setor Público (14.4%) e o Sistema de Saúde (10%).

Pagamento ransomware
Fonte: Coveware

O que fazer para evitar se tornar um alvo?

A Verizon Business disponibilizou um relatório de violação de dados que mostra algumas medidas possíveis de serem tomadas para se proteger de ataques ransomware. Confira algumas delas abaixo:

  • Use autenticação de dois fatores;
  • Não reutilize ou compartilhe senhas;
  • Use um gerador de senhas;
  • Não clique em um e-mail ou mensagem de texto não solicitada;
  • Certifique-se de manter o sistema operacional do seu computador atualizado;
  • Mantenha uma programação de backups periódicos, realizando também um armazenamento offline;
  • Utilize um software antivírus em todos os dispositivos;
  • Não utilize o computador utilizado em transações financeiras para outros fins.

Fui vítima de um ataque ransomware, e agora?

Como já foi visto anteriormente, caso os seus arquivos tenham sido criptografados, efetuar o pagamento do resgate não é o indicado. Entretanto, ainda é possível reaver os seus arquivos, basta encontrar uma empresa de recuperação de dados.

A HD Doctor, por exemplo, é uma empresa especializada em recuperação de dados criptografados por ransomware e está a 20 anos no mercado, com mais de 105.000 clientes satisfeitos.

Porém, para situações como ataques de ransomware, a HD Doctor possui um protocolo rigoroso e transparente, seguindo todas as recomendações legais. Desse modo, o trabalho é feito com cautela e ética para que as suas informações sejam devolvidas a você de maneira segura. Lembrando que, de forma alguma, a HD Doctor negocia com os criminosos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os nossos especialistas no 0800 607 8700! Atendemos 24h.

Confira mais posts HD Doctor:

Veja também

Post anterior
Qual marca de HD é a mais segura?
Próximo post
Recuperação de dados em São José dos Campos: nova unidade
Você também pode gostar
Menu