Recuperação de Dados

Tecnologia e produtividade: saiba qual a relação entre ambas

Atualmente, a tecnologia está mais do que presente em nosso dia-a-dia e não é segredo para ninguém que nos tornamos bastante dependentes de suas funcionalidades. Que seja para nos conectar com amigos e familiares, aprender algo novo ou para nos auxiliar em tarefas diárias, a tecnologia se tornou tão necessária que, em contrapartida, nos tornarmos mais sensíveis em relação a sua performance.

Tenho certeza que você já ficou extremamente impaciente ao utilizar um computador lento ou se estressou quando uma tarefa demorou mais do que deveria para ser executada por conta do desempenho do seu equipamento. Sabendo disso, a Dell Technologies e EMOTIV desenvolveram uma pesquisa, publicada em dezembro de 2020, para entender a relação entre tecnologia e produtividade.

Resultados da Pesquisa

De acordo com a pesquisa, ficou claro a importância que tecnologias adequadas e funcionais possuem para um melhor aproveitamento do funcionário. Veja os dados coletados abaixo:

  • Foi possível observar que o funcionário pode atingir 37% mais eficiência em um dia de trabalho quando tem à disposição tecnologias novas equipadas com softwares adequados;
  • Para cada hora trabalhada, foi comprovado que o funcionário pode reduzir 23 minutos/hora nas tarefas diárias quando em uso de uma boa tecnologia (já imaginou isso em uma semana?);
  • Uma experiência ruim com tecnologia pode resultar em uma queda de mais de 30% no desempenho do funcionário;
  • O impacto é ainda maior para os Millennials e para a Geração Z, tendo uma queda 2x maior de desempenho do que os participantes mais velhos;

Além disso, a pesquisa pôde comprovar o impacto positivo do bom funcionamento da tecnologia, trazendo benefícios como, por exemplo, alívio de estresse. Veja abaixo:

  • Receber uma tecnologia eficiente após lidar com o baixo desempenho de uma tecnologia ruim, gera um efeito de prazer similar ao de assistir vídeos de filhotes;               
  • E mais, foi comprovado que o prazer é maior, inclusive, do que uma bonificação em dinheiro ao final do expediente;
  • O estresse se tornou um ponto importante no estudo. Os resultados mostram que as pessoas que enfrentaram estresse com tecnologias ruins demoraram 3x mais para relaxar do que as outras;
  • Funcionários que utilizam tecnologia ultrapassada se sentem 2x mais estressados ao longo do dia. Isso representa 30% mais estresse do que cantar em público.

Metodologia da Pesquisa

No início de 2020, a Dell Techologies e IMOVI desenvolveram um experimento que mensurava a reação de usuários de diversas idades, gêneros e níveis de conhecimentos tecnológicos após completarem tarefas específicas usando tanto computadores com boa tecnologia quanto o inverso.

Para coletar as informações do cérebro dos participantes, foram utilizados headsets específicos da EMOTIV que mediam o nível de estresse, foco, animação e frustração em tempo real por meio de algoritmos de Machine Learning.

A ideia era colocar os usuários para completarem desafios cognitivas sob pressão no estilo de competição. Sendo assim, os participantes foram postos em duas condições, utilizando computadores não confiáveis e cheios de bug e utilizando um computador de alta performance. A partir desse desafio, foi possível mapear todos os resultados apresentados anteriormente.

Tecnologia e Recuperação de Dados

No segmento de recuperação de dados, a tecnologia também é peça chave. Por isso, a HD Doctor, empresa líder nacional em recuperação de dados, investe continuamente em novas tecnologias, equipamentos de última geração e constantes treinamentos para que consigamos manter o mais alto índice de sucesso na recuperação de dados de HD, SSD, servidores, cartões de memória e outros dispositivos de armazenamento de dados.

Além disso, nos preocupamos em oferecer o melhor ambiente possível para que os nossos colaboradores possam desenvolver todas as suas habilidades. Não é à toa que somos uma empresa certificada pela Great Place to Work.

Precisa recuperar dados de servidor, recuperar HD ou qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados? Confie em quem é referência no assunto e possui mais de 20 anos de experiência em recuperação de dados de HD. Dúvidas? Entre em contato conosco pelo 0800 607 8700.

Contudo, não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIN

Fonte: Dell Technologies

Veja também

Post anterior
Conheça os principais componentes de um HD
Próximo post
Ransomware: ameaça a Segurança Nacional
Você também pode gostar
Menu
Open chat