Recuperação de Dados

Inteligência Artificial: como pode ajudar contra ataques de Ransomware?

Hoje em dia, o cenário de ameaças por ransomware vem crescendo de forma acelerada e representa um grande risco para as grandes e médias corporações, que são os maiores alvos dos ataques criminosos.

De acordo com a pesquisa realizada pela IBM Security, empresa de segurança cibernética, os ataques ransomware aumentaram em 6000% nos últimos anos desde 2015 e vem crescendo cada vez mais. Isso porque, as vulnerabilidades de algumas empresas acabam atraindo os hackers por não terem uma estrutura adequada e segura para armazenar os dados.

Dessa forma, essas empresas ficam vulneráveis e acabam sofrendo ataques de diversos níveis, gerando danos que, em muitos casos, são irreversíveis. Mas, graças a evolução tecnológica atual, a solução pode vir da Inteligência Artificial, por meio do aprendizado de máquina.

Mas o que seria esse aprendizado de máquina?

O aprendizado de máquina é um novo tipo de inteligência artificial que está surgindo com mais frequência nas principais atividades tecnológicas.

Ele permite que os sistemas aprendam e mudem suas habilidades sem ter que ser programado especificamente para executar aquela função. Sendo assim, o acesso a novos dados permite que um sistema ajuste ou altere seus processos de acordo com a informação que recebe, sem necessitar da intervenção humana.

O que o aprendizado de máquina tem a ver com ransomware?

O aprendizado de máquina está sendo aplicado a todos os tipos de sistemas e atividades, permitindo que os sistemas se tornem mais inteligentes. Desse modo, uma solução como essa pode ser exatamente o que é necessário para se proteger contra ameaças maliciosas cada vez mais complexas, como ransomware.

Recentemente, a Colonial Pipeline, maior empresa de oleoduto dos EUA, foi vítima de um ataque ransomware que causou um prejuízo gigantesco. Isso porque, os hackers desconectaram completamente a rede e roubaram mais de 100 GB de informações. Os prejuízos causados por esse ataque impactaram na alta dos preços dos combustíveis, em torno de 3%, a curto prazo, e que, a longo prazo, poderia causar prejuízos incalculáveis.

Esse caso nos faz refletir muito em relação a ameaça ransomware, que em muitos casos pode ser devastador e acabar com anos de trabalho em pouco tempo. Porém, como falamos anteriormente, o aprendizado de máquina pode ajudar a minimizar essa ameaça que tem colocado grandes empresas e órgãos importantes para sociedade à deriva.

Vamos aguardar os próximos episódios e sempre buscar soluções para minimizar os riscos dessa ameaça devastadora.

Veja mais conteúdos HD Doctor:

Veja também

Post anterior
Virtualização: o que é e quais são os seus benefícios?
Próximo post
O que é ERP? Conheça sobre Enterprise Resource Planning
Você também pode gostar
Menu