Recuperação de Dados

Tecnologia Blockchain e as criptomoedas

Costumamos dizer que a tecnologia é um organismo vivo, mutável e com um ecossistema extremamente complexo que abre diversas possibilidades. Baseado nisso, especialistas da área, cientistas de dados e o mercado financeiro se juntaram com o objetivo de desenvolver uma tecnologia de segurança e validação de dados para transações financeiras em tempo real, a tecnologia blockchain. A princípio, o foco são as criptomoedas por ser tratarem de moedas virtuais, mas em breve pode se esperar que a tecnologia Blockchain será um poderoso validador de segurança e parâmetro para as grandes instituições financeiras do mundo inteiro.

O que é Blockchain?

Blockchain é uma espécie de “livro contábil virtual” que registra todas as movimentações das moedas virtuais. Esse registro é extremamente confiável e imutável. Na prática, isso significa que toda compra, venda e transferência de criptomoedas é anotada nesse livro, inclusive o registro de posse das moedas virtuais. A premissa básica da tecnologia Blockchain é a segurança e a transparência dos negócios registrados virtualmente.

Como as informações são armazenadas?

As informações são armazenadas em blocos – por isso “Blockchain” – e, em média, há cada 10 minutos um novo bloco é criado com informações correntes. Esse novo bloco se junta com o bloco anterior e, consequentemente, com o bloco superior, gerando uma quebra de na cadeia na informação com níveis de fragmentação.

Os mineradores do Blockchain

Para que seja possível a criação dos blocos em rede, são utilizados computadores no mundo inteiro que, em vários casos, são alocados em galpões gigantes, dignos de Data Centers. Esses computadores trabalham com a mineração da rede de bloco, assim, eles emprestam seu poder computacional para a rede e, como recompensa, recebem a moeda virtual vigente como pagamento.

O que são criptomoedas?

Criptomoeda ou Cybermoeda, como são conhecidas, é uma troca de “créditos virtuais” que pode ser negociada por troca de valores monetários vigentes em cada país, compras de bens e consumo. As criptomoedas utilizam a tecnologia de Blockchain como validação para assegurar que as transações não sejam violadas. As moedas são descentralizadas e não são controladas por nenhum modelo financeiro estatal.

Quais são as moedas virtuais mais comuns?

 – Bitcoin (BTC) – 2008

– Ethereum (ETH) – 2016

– Binance Coin (BNB) – 2017

– Ripple (XRP) – 2011

– Dogecoin (DOGE) – 2017

– Tether (USDT) – 2014

– Cardano (ADA) – 2015

– Polkadot (DOT) – 2017

Ataques cibernéticos e a ligação com as criptomoedas

Você certamente já deve ter ouvido falar de ataques cibernéticos, também conhecidos como ataque ransomware, que sequestram as informações de pessoas e empresas de pequeno, médio e grande porte. Este sequestro visa o recebimento de valores, através das criptomoedas (transações não rastreáveis), para que os dados sejam liberados novamente.

Recentemente, tivemos um caso de ataque ransomware com grande repercussão no Brasil, o das Lojas Renner, loja de departamento presente em todo o país. A empresa sofreu o ataque e grande parte dos seus sistemas foram afetados, gerando um prejuízo de milhões por dia. O valor cobrado pelos hackers para o desbloqueio foi de quase R$6 bilhões em criptomoedas.

A HD Doctor, empresa especializada em recuperação de dados, se tornou uma das maiores referências em análise de incidentes de ataques ransomware na América Latina, provendo soluções rápidas para o rollback dos dados de forma segura. Inclusive, em diversos casos como recuperação de dados de banco de dados e recuperação de dados de máquinas virtuais, fomos capazes de reconstruir todos os dados, utilizando tecnologia própria, visto que esses são casos de “embaralhamento” lógico dos dados. E, assim, devolvemos os dados ao cliente em tempo hábil.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas no 0800 607 8700. Atendimento especializado 24h.

Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn

Veja também

Post anterior
Ransomware: Threat to National Security
Próximo post
O que é deduplicação de dados / DEDUP?
Você também pode gostar
Menu