Recuperação de Dados

Sala limpa e sua importância no processo de recuperação de dados

Se você curte tecnologia e conteúdos da área já deve ter se deparado com o termo “sala limpa”, certo? Você sabia que a sala limpa é extremamente importante no processo de recuperação de dados?

Vamos explicar aqui como ela funciona e como tem papel fundamental nesse processo.

O que é sala limpa e por qual motivo ela é utilizada?

As salas limpas são ambientes montados com o intuito de evitar que alguns fatores como, temperatura, umidade e até mesmo a luz, prejudiquem o processo de recuperação de dados. Esse processo exige que os engenheiros da área abram cada dispositivo para verificar se há danos físicos, além de reparar componentes delicados. E, é nesse momento, que entra a questão do ambiente limpo.

Primeiramente, essas salas são construídas com materiais específicos e são completamente vedadas. Isso tudo para que o ambiente fique protegido contra qualquer contaminação externa. Você sabia que uma simples partícula de poeira é capaz de danificar o disco e até inviabilizar a recuperação? Sendo assim, qualquer cuidado é pouco.

Veja no gráfico abaixo o tamanho da cabeça de leitura em relação a diversas partículas encontradas em ambientes comuns.

Sala limpa: Gráfico comparativo entre a cabeça de leitura e diversas outras partículas existentes em ambientes comuns

A função da sala limpa é garantir que o HD seja manipulado com segurança e em condições de ambiente semelhantes ao de sua fabricação.

Sala Limpa Classe 100

É utilizada principalmente por indústrias do setor de medicina, na fabricação de implantes, e de informática, na fabricação e reparo de HDs. Contudo, não são os únicos. Outros setores como, por exemplo, o setor de eletrônicos, nano fabricação e preparo de alimentos também fazem uso da mesma.

Esses ambiente seguem normas rígidas e, para a utilização, é necessário que os operadores estejam com vestimenta apropriada e proteção capilar. Tudo isso para que não haja nenhum tipo de contaminação. De acordo com a norma US Federal Standards 209 esse modelo é o terceiro com mais alta classificação em salas limpas.

Recuperação de dados

Em caso de perda de dados de qualquer natureza, entre em contato com a HD Doctor, empresa especializada em recuperação de dados de HDs, SSDs, cartões de memória, pen drives, servidores e dispositivos criptografados. A HD Doctor é referência no segmento com 20 de experiência e mais de 75.000 casos solucionados com sucesso em todo o Brasil. Além disso, a HD Doctor utiliza a Sala Limpa durante o processo de recuperação de dados, trazendo maior segurança no procedimento de recuperação do seu dispositivo.

Não arrisque o seus dados, confie em quem entende do assunto. Ligue 0800 607 8700.

Fonte: CMS , Asmontec

Posts Relacionados:

HD Doctor – Recuperação de Dados: Matriz – Belo Horizonte

Segurança de dados: saiba como se proteger e recuperar arquivos perdidos

Quanto tempo dura um HD e como fazer para que o seu HD dure mais?

Veja também

Post anterior
Backup: como fazer de forma rápida e segura?
Próximo post
Como recuperar arquivos apagados acidentalmente?
Você também pode gostar
Menu