Recuperação de Dados

HD fazendo barulho? 4 razões para isso estar acontecendo

Imagine a seguinte situação: você está em casa, trabalhando de home office e quando você está prestes a terminar o relatório do mês o seu computador para e você começa a escutar um barulhinho vindo do seu notebook. Será que é o HD fazendo barulho?

A primeira reação é, com certeza, o incômodo pelo barulho chato. Mas, posteriormente, vem a preocupação de algo estar errado e você correr risco de perder os dados.

Por que o HD está fazendo barulho?

Como já é de conhecimento geral, o HD é composto por diversos componentes móveis e se, por algum motivo, alguma dessas pequenas partes estiver transparentpharmacy.net desalinhada ou mesmo não funcionando corretamente, o seu dispositivo pode emitir sons. Para saber mais sobre os componentes internos do HD e suas principais funções, clique aqui e confira o post que produzimos sobre o assunto.

Contudo, diversas situações podem causar ruídos no HD e aqui iremos apresentar as 4 razões mais comuns que vemos no dia a dia.  

HD com ruídos? 4 razões mais comuns

1. Cabeça de leitura/gravação está presa

Geralmente, isso acontece quando o HD sofreu alguma queda ou impacto. Isso porque, após o impacto, a cabeça de leitura/gravação pode ter se deslocado e ficado presa nos pratos do HD, causando o ruído.

Nesse caso, para resolver a questão do ruído será necessário abrir o HD. Entretanto, não aconselhamos que você faça isso. O ideal é que um especialista abra o dispositivo em ambiente livre de partículas de poeira – as chamadas Salas Limpas – e faça o reparo.

2. Mau funcionamento do motor do eixo

O motor do eixo falha com frequência e essa é uma das causas mais comuns. Quando isso acontece, os pratos do HD não irão se mover e, consequentemente, poderá gerar o ruído no HD. Para resolver, entramos na mesma questão do tópico anterior e o aconselhável é que seja feito por uma pessoa com conhecimentos e ferramentas adequadas.

Lembrando que um HD após apresentar um ruído ou qualquer outro defeito, passa a não sei mais um dispositivo confiável. Sendo assim, se o seu HD ainda está funcionando, já vale fazer o backup das informações para evitar fazer uma eventual recuperação de dados do HD.

3. Cabo ou porta USB quebrada

Neste caso, estamos tratando de um HD externo. Aqui, o ruído pode acontecer se o cabo ou a porta USB não estejam funcionando adequadamente. Geralmente, o problema é na porta e muitas vezes isso acontece quando o notebook é transportado com o HD externo ainda conectado na porta USB. Antes de enviar para um especialista, vale testar outros cabos para ver se este não é o caso.

4. Falha completa do HD

O HD possui uma vida útil relativamente curta e, caso já tenha eliminado as alternativas anteriores, talvez esse seja a razão do ruído no HD. Contudo, diversos fatores podem contribuir para essas falhas – temperatura, mau uso, etc. – e para evitar perda de dados o ideal é fazer backup dos seus arquivos antes que o dispositivo pare por completo.

Recuperação de dados em caso de ruído no HD

Como visto anteriormente, diversas situações cotidianas podem ocasionar em ruídos no HD. E, esses ruídos são um sinal de que algo não está funcionando adequadamente. Dessa forma, é necessário ficar atento, pois em pouco tempo o seu HD pode parar de funcionar e, se as informações ali dentro forem importantes – o que, geralmente, é o caso -, você irá precisar recuperar dados do HD.

A HD Doctor, por exemplo, é uma empresa que trabalha há 20 anos no segmento de recuperação de dados e possui índice de sucesso de 95% nos casos recebidos. Além de fazer a recuperação de dados de HD externo, a HD Doctor também oferece serviço para recuperar dados de servidor, cartão de memória, SSD, pen drive e dispositivos criptografados por ransomware.

Ressaltamos que a HD Doctor não faz o conserto do HD, somente a recuperação dos dados. Até porque, não aconselhamos o seu uso após o mesmo apresentar qualquer tipo de problema.

Processo para recuperar dados HD

Para recuperar dados de HD, o primeiro passo é a análise do dispositivo. Na HD Doctor, a análise é gratuita, sem compromisso e feita em 24h após a chegada do dispositivo em um de nossos Laboratórios – Belo Horizonte | MG, Curitiba | PR e São Paulo | SP -. Nesta análise, é possível vermos o que houve com o dispositivo e quais procedimentos serão necessários ser realizados. A partir disso, disponibilizamos o diagnóstico com o orçamento do serviço.

Caso aprove o orçamento, o próximo passo é a tentativa de recuperação dos dados. Nesta etapa, softwares de alta complexidade são utilizados e, caso seja necessário, nossos especialistas também abrem o HD para eventuais trocas de componentes, por exemplo, cabeças de leitura ou mesmo o motor do HD. Tudo isso, claro, em ambiente seguro e livre de partículas de poeira.

Em caso de sucesso na recuperação dos dados, seguimos para a conferência dos dados recuperados. Essa etapa é feita por acesso remoto e aqui você valida todas as informações que foram recuperadas pelos nossos especialistas. Após a sua validação, fazemos a cópia dos arquivos para uma nova mídia, já que essa passa a não ser mais confiável.

Quer saber mais sobre o serviço de recuperação de dados ou precisa recuperar HD formatado ou corrompido? Entre em contato conosco pelo 0800 607 8700 e converse com um de nossos especialistas. Atendimento personalizado 24h.

Finalizando, não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn

Veja também

Post anterior
Seu MacBook molhou? 3 passos para salvá-lo a tempo!
Próximo post
Sistema RAID é realmente seguro?
Você também pode gostar
Menu